NOTÍCIAS

| 26.10.12 - 19h00

Prevenção de colo de útero foi tema de capacitação da Secretaria de Saúde

Aula expositiva serviu de atualização para profissionais e integra as ações relacionadas ao Outubro Rosa

Por Junior Aguiar

[caption id="attachment_27717" align="alignleft" width="334"] Aula expositiva serviu de atualização para profissionais e integra as ações relacionadas ao Outubro Rosa. Foto: José Alves[/caption]

Quase não houve espaço para suportar a grande quantidade de profissionais e estudantes de saúde que compareceram, na manhã desta sexta (26), ao auditório do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros - Encruzilhada. O motivo da concentração de interessados foi a capacitação de atualização sobre câncer de colo de útero. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde do Recife com objetivo de melhorar o acolhimento e atendimento às mulheres que necessitam dos serviços do Programa Saúde da Família.

A iniciativa fez parte da série de abordagens organizadas pela Prefeitura do Recife em comemoração ao Dia Municipal e Estadual de Combate ao Câncer de Útero, celebrado em 27 de outubro. Os eventos vêm acontecendo ao longo da semana. A gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli, foi quem ministrou a aula expositiva e disse que os profissionais saem aptos para oferecer as melhores condições de melhoria de vida ao público feminino.

A palestra explicou as formas corretas de realizar os exames no ato do atendimento às mulheres e o manuseio dos equipamentos. O teste serve para detectar precocemente irregularidades na área uterina e consiste na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo analisado posteriormente por um médico especializado em saúde da mulher.

“Com essas capacitações estamos também celebrando o Outubro Rosa, um movimento mundial de promoção à Saúde que pretende chamar a atenção para a importância de prevenção de câncer nas mulheres. O evento é uma recomendação da atual gestão para manter as formas otimizadas dos serviços nas Unidades de Saúde da Família do Recife. Para isso realizamos conscientização e capacitações para médicos, enfermeiros, agentes comunitários e até estudantes”, disse Benita.

Sabendo da importância de estar atualizada para atuar na prevenção das usuárias que a enfermeira da USF Tasso Bezerra/Chié I, Káthia Mendes, disse fazer questão de participar desse tipo eventos sempre que pode. “Sou profissional há vinte e cinco anos, mas sempre participo dessas capacitações como forma de compromisso com minhas pacientes. Apesar de atuar há tanto tempo, esta é uma oportunidade que amplia meu conhecimento”, comentou.

A capacitação contemplou ainda os futuros profissionais como a estudante do 7° período de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, Renata Barros. “Apesar de eu estar ainda me formando, o curso nos fornece a oportunidade de vivenciar os serviços públicos. Então esta capacitação é importante para mim porque serve como um reforço no aprendizado, sem falar das chances de trocar idéias e conhecer gente nova”, disse.