Prefeito inaugura nova etapa da Via Mangue
Nova etapa da Via Mangue já pode ser utilizada pela população do Recife. Na manhã deste sábado (27), o prefeito João da Costa entregou as obras de requalificação do Sistema Viário do Pina, na localidade de Jardim Beira-Rio, e a nova alça do Viaduto Capitão Temudo, que o ligará ao complexo viário através da Rua Saturnino de Brito. Acompanhado Pelo deputado federal, Fernando Ferro, secretários municipais, engenheiros e técnicos que se envolveram nas obras o prefeito caminhou por vários pontos da Via Mangue.
As inaugurações representam mais um progresso da Via Mangue, que já se encontra com 35% de sua estrutura concluída. “Estamos muito satisfeitos com o andamento da obra como um todo, que vem seguindo o cronograma e já tem recursos garantidos para continuar avançando até sua conclusão. Hoje entregamos esta etapa da Via Mangue, que representa mais um avanço para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com ela, a população terá uma conexão entre o centro da cidade e essa área do Pina, chegando a Rua Saturnino de Brito, que dará acesso a Jardim Beira-Rio e também ao Shopping RioMar, um empreendimento que vai gerar mais de cinco mil empregos”, ressaltou o prefeito João da Costa.
Após a abertura da nova alça do Capitão Temudo, o gestor percorreu o corredor contornando o Shopping RioMar e passando por parte das ruas que integram um complexo de cerca de 40 vias que receberam intervenções (desde alargamento, pavimentação e drenagem à implantação de nova sinalização e passeios). “Essas ruas tem um papel importante, pois ligam o Sistema Viário do Pina à Via Mangue, garantido a mobilidade na região. Nessa área, foram investidos cerca de R$ 3 milhões entre a Avenida República do Líbano e a Rua Manoel de Brito, o que significa quase 5km de área investida”, destacou a presidente da URB, Débora Mendes.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157631867479990"]
A alça do Viaduto Capitão Temudo, que passa sobre a Avenida Sul, tem 420 metros de extensão e servirá para desafogar o Capitão Temudo, deslocando o trajeto dos veículos que desejarem ingressar na Via Mangue ou acessar o novo centro de compras. Com isso, evitam-se intercruzamentos ao longo da Ponte Paulo Guerra. A construção da nova alça contou com investimentos de, aproximadamente, R$ 13 milhões.
Trânsito - A partir das 11h da manhã, foram liberadas as três alças, todas com sentido único de circulação. A primeira, que faz parte do complexo da Via Mangue, fica localizada na Rua Saturnino de Brito, saindo do Viaduto Capitão Temudo. A estrutura servirá de acesso para os condutores que forem utilizar a ponte estaiada com destino à Zona Sul da cidade pela via expressa. A segunda alça, que é apenas provisória, dará acesso às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça a partir da Ponte Paulo Guerra. Já a terceira alça, construída pelo RioMar Shopping, servirá de acesso ao novo centro de compras e fica compreendida entre as avenidas República Árabe Unida e República do Líbano.