Estudante da Rede Municipal se destaca em concurso de redação
Com o texto “Por um mundo melhor”, José Henrique Mota Silveira, de 10 anos, se classificou entre os 20 melhores, em concurso com mais de mil inscritos
O estudante da Rede Municipal de Ensino, José Henrique Mota Silveira, de 10 anos, foi contemplado no concurso Brincar de Escrever, realizado pela Rede Globo Nordeste. Ele foi classificado com a redação “Por um mundo melhor”, que foi uma das 20 escolhidas, entre mais de mil inscritas. A entrega dos prêmios aconteceu na tarde do último sábado (27), no Teatro da Boa Vista. O pequeno escritor, que estuda no 5º ano da Escola Municipal Leão, em Boa Viagem, falou sobre o meio ambiente e a importância da reciclagem.
O texto foi selecionado pela curadoria do projeto e submetido à votação popular no site do concurso. A coordenadora do Mais Educação na unidade educacional, Cleide Sobral, acompanhou o estudante na solenidade. “Na categoria dele, só havia dois alunos de escolas públicas inscritos. Ele estava muito contente e satisfeito, a premiação é um grande incentivo”, conta a coordenadora. Ela complementa, explicando da importância do prêmio para todos que fazem a Rede Municipal de Ensino. “O prêmio é positivo para várias pessoas que fazem a escola. Pra o estudante, pro aluno, pra família. Isso eleva a autoestima da comunidade escolar da rede pública”, declara.
José Henrique é uma criança que “gosta de todas as matérias”. “Prefiro mesmo matemática, mas tiro nota boa em todas. Também gosto de escrever, mas quero mesmo desenhar quando ficar grande”, confessa o pequeno, que com 10 anos já tem sonhos de gente grande.
Na hora de receber o prêmio – certificado, bolsas com produtos da Vitarella e Natura e R$ 50 – o estudante define com uma palavra o que sentiu: Orgulho. “Senti muito orgulho de mim, eu gosto de escrever e quando minha mãe falou pra eu fazer a redação, eu quis na hora”.
Outra estudante da Rede, Maria Eduarda Lira de Barros, 7, aluna do 2º ano da Escola Municipal do Alto da Guabiraba, também foi contemplada no concurso Brincar de Escrever. “Mudando o Mundo” foi a sua história em quadrinhos selecionada pela curadoria do projeto e submetida à votação popular no site do concurso. A obra de Maria Eduarda aborda a sustentabilidade, tema, inclusive, escolhido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife para o ano Letivo da Rede Municipal 2012.
O concurso da Rede Globo escolheu as 20 mais criativas histórias em quadrinhos que se basearam no tema: Eu posso escrever um mundo melhor.
Todas os trabalhos ficarão expostos em um grande livro, no Parque Dona Lindu.
Confira aqui o livro virtual com as historinhas:
http://www.brincardeescrever.com.br/2012