Projeto Recife Formação Acessível é lançado com sucesso
A Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), através da Gerência da Pessoa com Deficiência, realizou nesta segunda-feira (29), às 14h, no Auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, a abertura oficial do projeto Recife Formação Acessível. A iniciativa é fruto do convênio firmado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR). Os programas para arquitetos e engenheiros visam adequar no dia-a-dia dos profissionais uma melhoria na comunicação, oferecendo dessa forma um tratamento inclusivo com respeito às diferenças.
Uma sociedade que busca a inclusão e o respeito aos direitos de todas as pessoas é aquela que considera a diversidade humana no atendimento às suas necessidades espaciais, planejando espaços urbanos acessíveis que permitam uma relação de bem-estar do indivíduo com o meio que ele vive. Foi com essa visão que o projeto, após dois anos, se firmou. Na palestra de Acessibilidade, Panorama e Tendências a mesa foi composta pela secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo, a representante da empresa IEDS, Mônica Pedrosa, o titular da gerência da Pessoa com Deficiência, José Diniz, a representante da Secretaria de Educação, Suzana Brayner, o comandante da Guarda Municipal, Flávio Romárico e um representante da Secretaria Controle de Desenvolvimento Urbano e Obras, Glória Brandão.
Na primeira parte do projeto vão ser oferecidos os cursos de Normas Técnicas de Acessibilidade e de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) e o curso de capacitação sobre as Normas Técnicas de Acessibilidade conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que está destinado para engenheiros e arquitetos. “Estamos em um momento que a gente trata de acessibilidade, a Copa do mundo tá vindo aí, é importante a gente ter um projeto aqui dentro da Prefeitura preparando os nossos funcionários da área de educação, saúde, entre outras. Como, por exemplo, instrutores de libras para trabalhar diretamente com as pessoas com deficiência auditiva”, afirma o titular da gerência da Pessoas com Deficiência, José Diniz.
“Essa é a primeira turma e o mais importante é que, não só os engenheiros e arquitetos, como toda a sociedade adquira essa sensibilidade para esse programa, e para isso vamos fazer mais turmas. Os direitos humanos passam tanto pelos direitos da vida pública como os da nossa individualidade", ressalta a secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo.
Geraldão - Na manhã desta terça-feira (30), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), terão início as aulas do Projeto Formação Recife Acessível. O objetivo do projeto é a capacitação de servidores no curso de libras (Língua Brasileira de Sinais). Ao todo cerca de 40 servidores participam da capacitação, cujas aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras até o dia 15 de janeiro de 2013, das 8h às 12h, na sala G2 do ginásio.