Saúde promove feira de saúde ambiental em escola municipal da Zona Oeste
Evento, ministrado pelos alunos, chega ao último dia
Por Junior Aguiar
A Terceira Feira de Saúde Ambiental nos bairros do Distrito Sanitário IV chega ao fim nesta quinta-feira (01), na Escola Municipal Ebenezer Gueiros (Rua Doutor Aluisio Baltar, 69, Iputinga). Das 8h às 12h, os próprios alunos da instituição discutirão temas como coleta seletiva de lixo, reciclagem, consumo responsável de água, combate à dengue, prevenção de roedores e escorpiões, guarda responsável de animais e saúde bucal. Os estudantes foram capacitados ao longo do ano por profissionais da Secretaria de Saúde do Recife.
Durante o evento, haverá demonstrações de como conservar e reciclar o lixo, armazenar água e o que fazer para evitar a dengue ou cuidados em caso de contágio da dengue. Na ocasião, ainda serão dadas orientações sobre como evitar a proliferação de pombos, escorpiões e ratos. Os participantes também receberão noções sobre escovação bucal correta e kits odontológicos contendo creme e escova dentais.
Ações - Desde setembro, a Secretaria de Saúde do Recife tem realizado diversas iniciativas de saúde ambiental nos bairros do Distrito Sanitário IV, que reúne os bairros da Zona Oeste da Cidade. Entre as ações destacam-se outras duas feiras educativas, que contaram com a participação efetiva dos alunos de dezenas escolas municipais, sempre debatendo temas escolhidos pelos próprios estudantes. Cada mobilização contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.
Segundo o supervisor de Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário IV, Jefferson Chamberland, a proposta é difundir entre o público a importância da adoção de práticas de prevenção a problemas que podem comprometer a qualidade de vida dos moradores da capital pernambucana. “Queremos transformar os alunos em agentes multiplicadores. Assim, faremos com que cada vez mais a população esteja ciente do que fazer para evitar riscos à saúde e ao ambiente. É um grande trabalho de educação com as crianças, mas que beneficia a todos”, comentou. As edições anteriores da feira ocorreram nas escolas municipais Divino Espírito Santo, na Várzea, e Santa Luzia, na Torre.