NOTÍCIAS

Cultura | 09.11.12 - 17h24

Estudantes socializam com colegas o Projeto Se Liga na Poesia de Gonzaga

Ação foi realizada por estudantes e professor, do Projeto “Se Liga”, e melhorou a autoestima dos educandos da Escola Municipal José Bezerra

Por Edgar Lima

[caption id="attachment_28217" align="alignleft" width="334"] Ação foi realizada por estudantes e professor, do Projeto “Se Liga”. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Na manhã desta sexta-feira (09), os estudantes e a professora Nathalie Sena da Silva, da turma do Projeto Se Liga, da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, em Apipucos, socializaram junto aos colegas, o Se Liga na Poesia de Gonzaga. A iniciativa foi ganhadora do primeiro lugar na Categoria Educação Científica da 18ª Ciência Jovem, uma das 3 maiores feiras de ciências do Brasil, organizada pelo Espaço Ciência.

Com um desafio em mãos, a professora Nathalie Sena recebeu no início de 2012, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), a tarefa de alfabetizar oito educandos do Projeto Se Liga, com até dois anos de distorção no ensino/aprendizagem.

Através da temática do Ano Letivo 2012 da Rede Municipal de Ensino, intitulada: Luiz Gonzaga - do Mangue ao Sertão, Homenagem aos 100 anos do Rei do Baião, a educadora começou um trabalho com a leitura e a produção de poemas da obra do Mestre Gonzagão. Nathalie apresentou letras de música do compositor pernambucano ao mesmo tempo em que fazia-os escutar os áudios. Assim, eles passavam, pouco a pouco, a se familiarizar com os textos e foram incentivados pela professora a também produzir.

"Os estudantes inicialmente tomaram um susto, mas aos poucos foram percebendo uma melhora no processo de alfabetização. Tivemos diversas dificuldades, que foram superadas pelo esforço dos alunos e da equipe pedagógica. Esse prêmio só veio coroar o trabalho realizado", ressaltou a professora Nathalie Sena da Silva.

“Através de uma parceria entre a Seel e o Instituto Ayrton Senna (IAS), com a colaboração do Ministério da Educação (MEC), o projeto 'Se Liga', do Programa de Correção de Fluxo da Rede Municipal do Recife, está trazendo frutos como minimizar os índices de distorção dos estudantes, na relação ensino/idade, que resultaram no 1º lugar na 18ª edição da Ciência Jovem", reforçou a gerente de Aprendizagem do 1º e 2º Ciclos da Secretaria de Educação, Mariza Augusta.

O fruto de todo o esforço da professora e da equipe, foi destacado pela aluna Marcela Beatriz Barros, 10 anos: “Com esse protejo pude aprender a ler e a escrever corretamente. Antes, eu só fazia copiar e agora minha mãe está muito feliz com essa mudança e com a premiação”.