Secretária Especial da Mulher discute propostas para o I Plano de Feminilização da AIDS
O plano vai oferecer 20 propostas voltadas para a saúde da mulher soropositiva e do público LGBT
Com objetivo de debater ações para o I Plano de Feminilização da AIDS, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, reúne-se, a partir das 10h desta terça-feira (20), com vereadoras da Câmara Municipal do Recife. O encontro acontece no gabinete da secretária, localizado no 8º andar do edifício-sede da PCR.
Ao todo, o I Plano de Feminilização da AIDS vai oferecer 20 ações voltadas para a saúde da mulher soropositivo e do público LGBT. Entre as metas estabelecidas pelo plano estão: Apoio aos transexuais com auxilio da reposição hormonal, medicamentos acompanhados de cesta básica para mulheres vivendo com HIV, ampliação do diálogo de gênero nas escolas municipais e inclusão dos transexuais e das mulheres com soropositivo no mercado de trabalho. Para Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher, o plano vai oferecer qualidade de vida para mulheres com HIV e público LGBT. “A quantidade de mulheres soropositivas aumentou na capital pernambucana, e isso é preocupante. Além de fortalecer as mulheres vivendo com HIV, o I Plano de Feminilização da AIDS também tem propostas para as questões de gênero”, ressaltou Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher.
Durante a reunião, também serão discutidos os serviços de enfrentamento a violência contra a mulher, oferecidos no Centro de Referência Clarice Lispector e na Casa Abrigo Sempre Viva.
No próximo dia 13 de dezembro, será lançado um comitê formado por 48 pessoas, que têm como responsabilidade monitorar as ações e orçamentos destinados a efetivação do Plano; fomentar estudos e pesquisas, junto às instituições de ensino; articular a execução do plano, denominando metas, ações, prazos e responsabilidades.