Prefeitura começa a discutir Plano de Feminilização HIV/AIDS
Na busca de apoios e sugestões para elaborar e implantar o 1º Plano Municipal de Enfrentamento à Feminilização do HIV/AIDS, a secretária especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira, recebeu nesta manhã (20) a vereadora Marília Arraes, iniciando um diálogo com os integrantes do Legislativo Municipal. O encontro foi no Gabinete da Secretaria, situado no 8º da Prefeitura do Recife.
Na ocasião, Rejane Pereira revelou que o futuro plano deve conter 20 ações será revisado a cada dois anos por um comitê que será instalado no próximo dia 13 de dezembro tendo na sua composição representantes das secretarias municipais e de 14 instituições da sociedade civil organizada que atuam com o segmento das mulheres. “Esses encontros com as vereadoras e os vereadores são da maior importância porque estamos discutindo a manutenção dos programas municipais destinados às mulheres para os próximos anos”, frisou a secretária. Por sua vez, a vereadora Marília Arraes disse que se identifica com o trabalho e que vai lutar na Câmara dos Vereadores pela continuidade dos serviços que o município oferece ao segmento das mulheres, principalmente às vítimas de violências.
O Comitê de Enfrentamento à Feminilização do HIV/AIDS do Recife terá o caráter representativo e deliberativo. Entre as funções, o colegiado irá articular a política municipal acompanhando e monitorando as ações e os orçamentos inerentes ao plano. O colegiado também irá determinar metas, ações, prazos e responsabilidades para que os programas sejam executados e ainda irá fomentar estudos e pesquisas junto às instituições de ensino.
Segundo Rejane Pereira, ao dar os passos iniciais para elaboração do 1º Plano Municipal de Enfrentamento à Feminilização do HIV/AIDS, a gestão se integra ao Governo Federal que lançou o seu plano em 2007 e que vem sendo seguido por estados e municípios. Na tarde desta terça-feira, o assunto será discutido com a vereadora Priscila Krause.