NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.12 - 14h15

Café da manhã e mostra de vídeo na PCR marcam o Dia Nacional da Consciência Negra

[caption id="attachment_28423" align="alignleft" width="334"] Na ocasião, foram distribuídos informativos e fitinhas para divulgar o mês da consciência negra. Foto: Irandi Souza[/caption]

Na manhã desta terça-feira (20), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), promoveu várias atividades para comemorar o Dia da Consciência Negra. A celebração começou com um café da manhã, no hall de entrada do edifício-sede da PCR, onde também foram distribuídos informativos e fitinhas para divulgar o mês da Consciência.

Além de divulgar o combate ao preconceito racial, o evento tem como objetivo lembrar o aniversário da morte do líder do Palmares, que foi capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695. “Esta ação reafirma o compromisso da gestão com a democratização da participação da população negra nos espaços de diálogos com o poder público que atendam o enfrentamento ao racismo, a discriminação e ao preconceito”, explica a Secretária da Mulher, Rejane Pereira.

Dando continuidade à comemoração, a Secretaria de Saúde, por meio da Política da Saúde da População Negra, realizou no auditório da Prefeitura, o lançamento do documentário, O Cuidar nos Terreiros. “Buscamos mostrar a diversidade cultural das religiões de matriz africana e a prática de cuidados nos terreiros”, explicou o representante da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira, do Rio de Janeiro, José Marmo, que apresentou o filme.

A mesa foi composta por representantes de diversas secretarias da Prefeitura, além da coordenadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco, Vera Baroni. A ocasião contou com a apresentação afro das meninas da ONG Casa de Passagem, de Santo Amaro, que existe há mais de 20 anos e realiza trabalhos com jovens de 7 à 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.