Escola Municipal apresenta experiência de sucesso para equipe de reportagem da TV Escola
Por Caio Dias
A Escola Municipal Poeta Solano Trindade recebe nesta sexta-feira (23) a equipe do programa de Educação a Distância Salto para o Futuro, da TV Escola. A equipe vai acompanhar a rotina da professora Cynthia Cibelle Rodrigues em sala de aula.
A educadora desenvolveu um trabalho exitoso com sua turma do 3º ano ‘D’, do turno da tarde. A proposta de atuação consiste em adequar o livro didático de Língua Portuguesa à realidade dos estudantes. Além disso, promover a apropriação do sistema de escrita a partir de atividades de leitura e de produção escrita. Cynthia utiliza textos da tradição oral, ficha de atividades, alfabeto móvel e jogos da alfabetização no processo de letramento.
“É notório o avanço no aprendizado dos estudantes. Os resultados têm aparecido nas atividades de leitura e de escrita. Esse trabalho tem contribuído para tornar a turma mais nivelada com os conteúdos correspondentes ao ano escolar”, destaca Cynthia.
A Escola desenvolve, também, o Projeto Tatami da Leitura, voltado para estudantes do 1º ao 5º ano, dos turnos da manhã e da tarde. Os professores agrupam os estudantes, semanalmente, para dramatizações, leituras compartilhadas e interpretações de livros infantis. As iniciativas são apoiadas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, responsável pela promoção da prática da leitura em toda a Rede Municipal de Ensino, bem como pela distribuição de kits de livros paradidáticos nas escolas e também entre estudantes e educadores.
A reportagem da TV Escola produzirá conteúdo para a série Alfabetização: a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita, sob a consultoria de Telma Ferraz Leal (UFPE), professora do Centro de Educação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE).
O Programa- Salto para o Futuro é um programa de Educação a Distância, realizado pela TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e produzido pela TV Brasil) e tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes, bem como de alunos dos cursos de magistério. O objetivo do Programa é possibilitar que professores de todo o País revejam e reconstruam suas práticas pedagógicas, por meio de diferentes mídias, em articulação com a educação presencial.