NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.12 - 16h12

Prefeitura e Porto Digital assinam termo para instalação de bicicletário no Recife

[caption id="attachment_28851" align="alignleft" width="334"] O prefeito João da Costa assinou o termo de autorização na sede da Prefeitura do Recife na presença do presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Novo modal de transporte contará com 10 estações de compartilhamento de bicicletas distribuídas entre os bairros do Recife, Santo Amaro e Santo Antônio

Em ato realizado na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito João da Costa, assinou o termo de autorização para a implantação de dez estações de empréstimo de bicicletas, projeto que será viabilizado na cidade pelo Porto Digital. Os bairros do Recife, Santo Amaro e Santo Antônio receberão o novo modal de transporte dentro de 30 dias, a partir do projeto Porto Leve, que prevê outras intervenções nos três bairros. O ato de assinatura aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR (Bairro do Recife), e contou com a presença do presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya, e do secretariado municipal.

O bicicletário faz parte do projeto do sistema integrado de apoio à mobilidade no Bairro do Recife, desenvolvido pelo Porto Digital, contando com apoio e acompanhamento da Prefeitura do Recife. Será investido cerca de R$ 1,6 milhão para a implantação das estações de empréstimos de bicicletas, em locais estratégicos, com dez bikes cada uma, que poderão ser utilizados pela população. “Essa parceria com o Porto Digital representa um passo a mais que damos para consolidar um novo modal de transporte na cidade. Isso facilitará o deslocamento das pessoas entre diversos pontos da cidade, com a utilização dessas bicicletas, de forma prática, saudável e sustentável. É mais uma solução de mobilidade que representa uma nova visão para se construir a cidade, com um projeto conectado com as novas demandas da sociedade”, declarou o prefeito João da Costa.

Conhecido como “bike share”, esse sistema de compartilhamento de bicicletas já é utilizado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo, com os projetos RioBike e Bike Sampa, e, mais recentemente, em Porto Alegre e Sorocaba. Com a implantação deste novo modelo, espera-se promover uma mudança na cultura de mobilidade do recifense. “Esse transporte representa uma alternativa sustentável, não-poluente, leve, que tem sido utilizado em cidades como Barcelona, Paris e Londres. E, com a implantação desse sistema, o Recife entra em sintonia com as coisas que estão acontecendo nessa perspectiva da sustentabilidade no mundo afora”, destacou o presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya.

O novo sistema de compartilhamento de bicicletas deve começar a funcionar dentro de 30 dias.

Bicicletário - Cada uma das bicicletas terá um mecanismo inteligente de autoatendimento, travadas por um sistema elétrico. A liberação se dá por meio do uso do celular, seja via internet ou atendimento telefônico. Para utilizar o serviço, o ciclista deverá se cadastrar através de um portal da web, pagando R$ 10,00 mensais. O tempo máximo de utilização da bicicleta é de 30 minutos, devendo o usuário retirá-la numa estação e devolvê-la na estação mais próxima do seu destino, podendo repetir o procedimento com outra bicicleta. Espera-se alcançar a marca de 2 mil usuários em dois anos.

A redução de congestionamentos na cidade e acidentes de trânsito, otimização do transporte individual, diminuição da poluição gerada pelos meios de transporte e a utilização de combustíveis não poluentes e renováveis são alguns dos objetivos da iniciativa.

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157632122221153"]