NOTÍCIAS

Cultura | 30.11.12 - 12h39

Entrega de apartamentos na Mangueira da Torre é marcada pela emoção

[caption id="attachment_28959" align="alignleft" width="334"] João da Costa destacou que mais de 3 mil famílias deixaram de morar em casas improvisadas. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Uma festa democrática e bastante concorrida, com direito a apresentações culturais e discursos emocionados. Foi assim o ato de inauguração do último bloco de 16 apartamentos do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre, no bairro da Torre. A construção do residencial, que tem 69 unidades, integra as obras de urbanização realizadas pela Prefeitura do Recife, por intermédio da Autarquia Sanear, em prol da comunidade Mangueira da Torre, formada por 1.302 habitantes. A solenidade de inauguração ocorreu na noite desta quinta (29), comandada pelo prefeito João da Costa, e marcou a entrega de todas as intervenções previstas para a localidade como esgotamento sanitário e pavimentação e drenagem de 26 vias. O pacote de obras teve um investimento total de R$ 5,2 milhões.


Após acompanhar as apresentações culturais, que tiveram como destaque o grupo de flautistas mirim “Raízes do Amanhã”, João da Costa falou da alegria de retornar à comunidade para entregar aquela obra. “É muito gratificante voltar à Mangueira da Torre para comemorar com vocês a entrega definitiva dessa importante obra”, frisou o gestor recifense. Segundo ele, esse tipo de transformação ocorrida na comunidade se repetiu em diversas localidades do Recife ao longo dos últimos quatro anos. “Mais de 3 mil famílias deixaram de morar em casas improvisadas, dentro da lama, sem direito a um banheiro e segurança, convivendo com ratos e insetos, para ocupar uma moradia decente”, lembrou.

De acordo com João da Costa, trabalhar pelos mais pobres foi um dos principais compromissos assumidos pela sua gestão. “Quem passa de carro pela Rua Conde de Irajá, aqui ao lado da comunidade, não tem ideia do que foi feito aqui. Vocês se mobilizaram por intermédio do Orçamento Participativo (OP) e com nosso apoio conseguiram essas melhorias”, finalizou João da Costa.

Além do prefeito, falaram durante a solenidade o presidente da Sanear, Clodoaldo Torres, a representante da Comissão de Organização e Urbanização na comunidade (Comul), Maria Ivete de Souza, o delegado local do OP, Paulo José e a líder comunitária da Mangueira da Torre, Hosana de Castro. Todos agradecendo e destacando a importância daquela obra e o compromisso da Gestão João da Costa com os mais carentes. O prefeito e a diretora de Educação Sanitária e Ambiental da Sanear, Cristina Caldas, também receberam presentes dos moradores. Ao final do encontro, o prefeito entregou as primeiras chaves do apartamento da moradora Maria José Gomes da Silva, Dona Lia, de 76 anos. Ela também acompanhou João da Costa no corte da fita de inauguração e na visita a sua nova moradia.