Aula-concerto no Santa Isabel emociona estudantes de escolas municipais
Cerca de 450 alunos atendidos pelo Programa Bolsa Escola Municipal aprenderam como funciona uma orquestra sinfônica
Por Edgar Lima
Cerca de 450 alunos atendidos pelo Programa Bolsa Escola aprenderam como funciona uma orquestra sinfônica. Foto: Carlos Augusto[/caption]
A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) apresentou-se para 450 estudantes da Rede Municipal de Ensino, todos beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal. A aula-concerto ocorreu na manhã desta sexta (30) no Teatro de Santa Isabel, com o objetivo de ampliar o acesso dos alunos atendidos pelo programa da Prefeitura do Recife aos espaços culturais, bem como as perspectivas escolares para além da sala de aula.
Durante a performance, os estudantes aprenderam quais os instrumentos formam uma orquestra, a diferença entre uma sinfônica e uma filarmônica, e as funções de cada família ou grupo musical. Os alunos foram apresentados aos naipes que compõem uma sinfônica: cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos); madeiras (flautas, oboés, clarinetas, fagotes); metais (trompetes, trombones, tubas, trompas) e percussão.
“Esse é o último evento cultural que oferecemos no ano de 2012, e temos a certeza do objetivo cumprido, que é de proporcionar o acesso à cultura para os beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, através de um concerto bem didático e lúdico”, ressaltou a diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.
A parceria com a OSR tem ainda o objetivo de formar plateias, atraindo o público infanto-juvenil com temas de seu interesse. No espetáculo foram apresentadas diversas canções, temas de desenhos como do popeye e pica-pau, o que ajudou na contextualização da aula-concerto. Para a aluna da Escola Municipal Pais e Filhos, Maria Karolina da Silva, 11 anos, a apresentação foi emocionante. “Essa é a 1ª vez que venho ao teatro e estou achando lindo, além de poder ver como é difícil tocar os instrumentos de uma orquestra”.
As escolas convidadas foram: Pantanal, no Bairro do Barro; Pais e Filhos, (Imbiribeira); Educador Paulo Freire (Ipsep); Cícero Franklin Cordeiro e Professor Florestan Fernandes (Ibura); Henoch Coutinho e Eng. Umberto Gondim (Brasília Teimosa) e Professor Solano Magalhães, no Bairro do Pina.