Campanha contra raiva deve imunizar 80% dos cães no Recife
[caption id="attachment_29022" align="alignleft" width="334"] Quem não vacinou seu animal pode procurar os distritos sanitários para se informar. Foto: Inaldo Menezes[/caption]
Neste sábado (1°), a Secretaria de Saúde do Recife promoveu mais uma campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos. Até as 17 horas, 595 postos funcionaram com o objetivo de vacinar 80% da população canina do Recife, estimada em 187 mil animais. A Secretaria espera também manter a situação de inexistência de casos de raiva animal no Recife, garantindo a convivência saudável entre os bichanos e a população.
Princesa, Mickey e Minie estavam entre os primeiros animais a chegar no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, para receber a vacina. Jaira Silva Raposo, dona dos cães, afirmou que todos os anos traz os animais para a campanha da vacinação anti-rábica. “Esses bichos moram junto com a gente então precisam estar com a saúde em dia”, afirmou a dona de casa.
Maria do Amparo e Kassiana Valéria, agentes ambientais responsáveis pela vacinação, tiveram muito trabalho para aplicar as vacinas nas centenas de animais que foram levados até o CVA. “Alguns animais mais estressados dão mais trabalho para vacinar mas a gente entende que esta é uma demonstração de amor dos donos pelos seus animais e por isso fazemos o possível para que a vacinação seja feita respeitando o animal”, diz Kassiana que até o final da manhã já havia vacinado 25 gatos e 91 cães.
Quem não vacinou seu cão ou gato hoje, pode procurar o serviço gratuito em uma das seis sedes dos distritos sanitários para se informar sobre os dias de vacinação em cada local. A vacinação contra a raiva é indicada para animais domésticos (cães e gatos) a partir de três meses de idade e que não apresentem enfermidades. A campanha acontece anualmente mas a vacina pode ser dada em qualquer época do ano em um dos 595 postos distribuídos nos seis Distritos Sanitários do Recife.
Os números da vacinação anti-rábica no Recife:
595 postos
1.827 profissionais envolvidos
146 mil animais vacinados (meta)