NOTÍCIAS

Cultura | 08.12.12 - 17h35

Jornalistas estrangeiros visitam o Recife para conhecer os preparativos para a Copa

[caption id="attachment_29358" align="alignleft" width="334"] Jornalistas da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Rússia, conferiram de perto as obras da Arena Pernambuco. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Com o fim do mistério sobre a tabela da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, as atenções da imprensa internacional em relação ao Recife começam a se intensificar. Nesta sexta-feira (7), um grupo de 22 jornalistas de sete países visitaram a capital pernambucana para acompanhar de perto como está sendo a preparação da Cidade para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A ação é promovida pela Embratur, Ministério do Esporte e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e pela FIFA.

A visitação iniciou na Arena Pernambuco, onde parte da comitiva teve a oportunidade de sobrevoar a área para captação de imagens (fotógrafos e cinegrafistas), enquanto os demais repórteres, assessores e produtores assistiam a uma apresentação do projeto da Cidade da Copa, conduzido pelo Secretário Extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão. Na ocasião, o gestor falou sobre a expectativa mais imediata para a Copa da Confederações. "Ficamos felizes com a escolha das seleções que Pernambuco receberá na Copa das Confederações. Entre elas estão campeões mundiais do futebol, a exemplo do Uruguai, da Itália e da Espanha, que certamente atrairão torcedores de vários países para os jogos na Arena Pernambuco", ressaltou.

A visita contou também com a presença do secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa e da Assessora Executiva da Secopa Recife, Ana Cláudia Mota, que falou sobre a importância desse diálogo com a  imprensa estrangeira. "Esta é uma excelente oportunidade para mostrar o que o Recife está preparando para a Copa das Confederações e para o Mundial  da Fifa de 2014, tanto na área de infraestrutura e mobilidade como na preparação turística. Nós temos um grande potencial histórico e cultural, além de belezas naturais e ficamos contentes quando podemos mostrar isso, para o mundo", destacou.

Ao fim da apresentação, o grupo seguiu para o interior da Arena, onde puderam conferir de perto a estrutura do equipamento. Lá, o engenheiro responsável pela obra, Bruno Dourado Rodrigues conversou com os jornalistas e tirou dúvidas sobre o projeto. Um dos mais entusiasmados era o jornalista russo da agência RIA Novosti, Andrey Kuliyanov. "A Rússia será o próximo país a sediar o mundial portanto eu espero fazer bom proveito deste encontro e levar minhas impressões para o meu país. Gostei muito do formato do projeto aqui no Recife, pois ele prevê a requalificação de uma área que vai além do estádio. Na Rússia já foi anunciado que isto não será feito. Eu acho uma pena, poderíamos aproveitar o evento para melhorar o Sul do país por exemplo", afirmou o jornalista.

Tour - Vindos da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Rússia, os jornalistas estiveram em São Paulo para cobrir o Sorteio Oficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, realizado no último dia 1º. De lá, seguiram para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. No Recife, o grupo de jornalista farão ainda um city tour pelo Recife Antigo, incluindo a Embaixada dos Bonecos Gigantes e a recém inaugurada Central do Artesanato, que fica ao lado do Marco Zero. A noite, a comitiva segue para o Forte das Cinco Pontas, onde será servido um jantar. No domingo, será realizado um passeio turístico por Olinda.

Vistorias – Com a realização do SorteioOficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, as seleções que irão jogar na Arena Pernambuco iniciaram as vistorias nos hotéis e campos oficiais de treinamento que irão utilizar durante a competição. As visitas tiveram início no último domingo (2) com a Itália. Na segunda-feira (3), foi a vez da delegação espanhola e, na terça-feira (4),os japoneses. No início do próximo ano, estão previstas as visitas das delegações do Uruguai e do Taiti.