Museu Murillo La Greca encerra o ano com exposição de Gil Vicente
A mostra será inaugurada neste domingo (9), como show da bandavoou
As inspirações, técnicas e trajetória de Gil Vicente poderão ser vistas a partir de domingo (9), no Museu Murillo La Greca. Às 17h será inaugurada a mostra “Gil Vicente: Estudos e Rabiscos”, que tem curadoria de Bruna Pedrosa, que apresenta por meio das imagens o universo desse artista consagrado. A abertura da exposição contará com show da “bandavoou” e tem entrada gratuita.
Ao longo de sua trajetória, que já conta 40 anos, Gil vem se dedicando em registrar o cotidiano, as pessoas, os lugares, os objetos, suas ideias. O que se vê nesta mostra é um pouco desse registro, não de forma cronológica, mas sim intuitiva, estabelecendo relações entre trabalhos produzidos em diferentes momentos da sua vida. “Não tivemos a preocupação em dar conta de toda sua carreira, mas selecionar um pouco do processo artístico dele e dos diferentes motivos que o moveram a produzir tais coisas”, diz a curadora e diretora do Museu Murillo La Greca, Bruna Pedrosa.
Ainda de acordo com ela, “o interesse não é somente pela obra acabada, mas no processo, esse caminho do meio que existe entre a ideia inicial e o produto final”. Para a escolha das obras a curadora visitou toda a produção espalhada nas gavetas das mapotecas e paredes da casa/ateliê do artista, acervos da Escolinha de Arte do Recife, MAC e coleções particulares. O resultado é cerca de 150 peças divididas entre desenhos (utilizando várias técnicas), cartazes e ilustrações feitas para livros ou catálogos. A exposição pode ser visitada até 10 de março de 2013, de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 13h 17h.
Gil Vicente Vasconcelos de Oliveira – Nasceu em Recife em 1958. Vive e trabalha em Recife. Estudou na Escolinha de Arte do Recife e nos ateliês de extensão da UFPE (1972-77). Em 1975 recebeu o 1º Prêmio do Salão dos Novos, no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Em 1978 realizou sua primeira mostra individual na Galeria Abelardo Rodrigues, em Recife. Estudou em Paris com bolsa do Governo Francês (1980-81). Recebeu o Prêmio MEC/FUNARTE no Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, em 1981.
Participou da Bienal do Mercosul, da Bienal de São Paulo e do Panorama da Arte Brasileira. Realizou mostras individuais na extinta galeria Futuro 25, em Recife, e nos museus de arte moderna do Rio de Janeiro, da Bahia e do Recife (MAMAM). É representado pelas galerias Nara Roesler (São Paulo) e Mariana Moura (Recife), nas quais realizou suas exposições individuais mais recentes. Em 2008, em Madri, participou da mostra Brasil Arte Contemporânea, na Arco’08, e de “Contraditório”- Panorama da Arte Brasileira, na Sala Alcalá 31. Realiza a individual de pinturas Geometria adiada, na Galeria Mariana Moura, em Recife. Em 2009 participou da coletiva Nus, na Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, e expôs a série Inimigos no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre.
bandavoou - Foi formada em 2011, na cidade de Recife, com o intuito de unir música e imagem em sua perspectiva artística. O grupo conseguiu atenção do público com suas composições autorais, desenhadas com cuidado pela fotografia em movimento de Mariana Sobral, através de vídeos publicados na internet e segue com a proposta de fazer música que flerta com a linguagem popular e pouco afeita a rótulos ou delimitações estéticas. bandavoou é criação de Carlos Filho, PC Silva, Marina Sobral, Luiza Magalhães, Rui Dornelas e Breno Barbosa.
Serviço:
Abertura da exposição “Gil Vicente: Estudos e Rabiscos”, com show da bandavoou
Quando: domingo, 9 de dezembro
Hora: 17h
Onde: Museu Murillo La Greca
Entrada gratuita
Visitação até 10 de março de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos das 13 às 17h.
Museu Murillo La Greca
R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366
52060-030 Parnamirim, Recife - PE
Fone: (81) 3355-3126 / (81) 3355-3127