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Finanças | 06.12.12 - 12h35

Secretaria de Finanças do Recife capacita equipe de gestores

[caption id="attachment_29206" align="alignleft" width="334"] curso é custeado pela PCR com recursos federais PNAFM. Foto: Divulgação[/caption]

Curso teve dois anos e meio de duração, sob a supervisão do Instituto de Gestão

Por Cristina Ramos

Servidores da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife concluíram, esta semana, um Programa de Desenvolvimento Gerencial, que tem por objetivo elevar a qualidade da gestão das finanças municipais por meio do aperfeiçoamento dos gestores de áreas estratégicas. Sob a coordenação do Instituto de Gestão (INTG), consultoria especializada em desenvolvimento gerencial e liderança, o curso é custeado pela PCR com recursos federais repassados pelo Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

A programação, montada pelo INTG em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sefin (NDHO), foi distribuída em doze oficinas (48h/aula), das quais participaram diretores-gerais, assessores (Assessoria Técnica e Jurídica) e coordenadores (NDHO e Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI), além da Divisão de Administração Setorial, totalizando 14 servidores. O secretário Petrônio Magalhães e a secretária-executiva da Sefin, Ângela Weber, também participaram dos encontros de monitoração e avaliação.

Durante o evento, os gestores levantaram aspectos positivos e necessidades de melhoria e participaram de encontros temáticos para discutir novos conceitos, refletir sobre práticas gerenciais atuais e compartilhar experiências. “A iniciativa deixa como legado a capacitação de servidores municipais, que deverão atuar como disseminadores de boas práticas gerenciais, beneficiando esta e as próximas administrações da Prefeitura do Recife”, ressalta o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães.

O treinamento é a última etapa do programa de aperfeiçoamento gerencial executado na Sefin nos últimos dois anos, que incluiu Treinamento para Gestores de Nível Intermediário (gerentes e diretores de departamentos), Fórum de Práticas Gerenciais, com 43 integrantes do 1º e 2º escalões, e Pós-graduação em Planejamento e Gestão Pública pela Universidade de Pernambuco, dirigido a servidores municipais, sendo 23 da Sefin. “A ideia é proporcionar aos nossos gestores uma visão ampla e integrada da administração pública, de pessoas e de processos, alavancando as suas competências gerenciais. É um passo significativo para a profissionalização da gestão na Sefin”, sintetiza o coordenador do NDHO, Haroldo Barros.