NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.12 - 11h04

Projeto Formação na Linguagem das Artes é destaque em revista internacional

A Seguridad Ciudadana, da Rede Mercocidades, aponta o projeto da Prefeitura como exemplo de boas práticas municipais

[caption id="attachment_30052" align="alignleft" width="334"] Revista internacional Seguridad Ciudadana, da Rede Mercocidades. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

O Projeto “Inserção Multicultural – Formação na Linguagem das Artes” da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, foi um dos destaques na 1ª publicação da revista internacional Seguridad Ciudadana, da Rede Mercocidades. A ação foi um dos artigos do Intercâmbio de Boas Práticas e Experiências Municipais, que tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel da segurança cidadã, e promover novas idéias e contribuições neste seguimento.

“É gratificante ter o nosso projeto publicado em uma revista internacional e especializada no segmento dos direitos humanos, pois, valoriza e dá dimensão às políticas públicas executadas pela Secretaria durante o governo de João da Costa”, diz a titular da pasta, Amparo Araújo.

O programa é executado pela gestão municipal desde 2011 e conta com financiamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça. O projeto visa tratar das questões preventivas para jovens de comunidades vulneráveis do Recife, além de melhorar a autoestima deles, através da prática do grafite. Cerca de 250 adolescentes foram beneficiados com as oficinas introdutórias de grafitagem.

Como resultado, o projeto também foi considerado uma exitosa prática de política pública pela frente nacional dos prefeitos, e foi apresentado no evento Rio+20, este ano. Além disso, várias oportunidades apareceram para os participantes, pois, foram convidados a pintar viadutos, muros de escolas, e praças. Também tiveram presença marcada em exposição no Parque Dona Lindu e II Jornada dos Direitos Humanos.

“A prática do grafite hoje é estimulada por projetos sociais que devem ser mais incentivadas, para que no entendimento e divulgação dos resultados, sejam criadas políticas públicas que concretizem nacionalmente à valorização artística profissional”, destaca a diretora de Segurança Cidadã, Cacilda Medeiros.

Mercocidades – É uma rede de cidades dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, criada em 1995, para dar possibilidade às autoridades municipais de participar das decisões de integração regional. Atualmente conta com 270 cidades da Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Chile.