NOTÍCIAS

Turismo | 28.08.16 - 20h32

Com programação para toda a família, Recife Antigo de Coração garantiu muita diversão neste domingo

img_alt

Encerrando a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e também o Festival a Letra e a Voz, o evento garantiu atividades para todos os gostos e idades (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

O domingo foi recheado de atividades para quem decidiu passear pelo Bairro do Recife. Com encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e também do Festival Recifense de Literatura "A Letra e a Voz", o Recife Antigo de Coração garantiu divertimento, cultura e lazer para pessoas de todas as idades. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o evento teve início às 8h. 

Curtindo o projeto pela primeira vez, a dona de casa Eliane Cristina, de 42 anos, levou o filho Luiz Gabriel, de 4 anos. Ele tem a síndrome de Patau, doença genética rara que acomete o cromossomo 13. "Foi muito importante poder passear com meu filho por aqui, apesar de ele ficar um pouco agitado perto de muita gente. Sempre faz bem observar coisas novas, gostei demais e acredito que ele também". O grupo AMAR (Aliança das Mães e Famílias Raras) teve um espaço para promoção de debates e discussões com o objetivo conscientizar as pessoas sobre doenças raras. 

Na Avenida Marquês de Olinda aconteceram diversas ações esportivas voltadas para as pessoas com deficiência. Teve basquete sobre rodas, vôlei sentado, jogos de tabuleiro e bocha, atividade esportiva que consiste em lançar bolas o mais próximo possível de uma bola menor, previamente lançada. 

A família do estoquista Pedro Luiz aproveitou o Recife Antigo de Coração para estrear as bicicletas novas. Moradores de Santo Amaro, chegaram ao bairro utilizando a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que conta com três rotas, passando por mais de 30 bairros da cidade, tendo como ponto de convergência o Marco Zero. "Foi a primeira vez que viemos para o evento e ficamos surpresos em como a programação agrega pessoas de todos os gostos. Com certeza fará parte da nossa programação mensal a partir de agora". Ele estava com a esposa Jessika Raiza, de 26 anos, e também com o filho Guilherme Luiz, de 7 anos. "Eu adorei tudo, tinha muitas crianças e espaço para brincar", comentou o menino. 

O polo infantil, montado na Marquês de Olinda, contou com recreação, jogos interativos, Clube do Riso e muita brincadeira. Para os caçadores inveterados, o Recife Antigo de Coração sediou também o primeiro encontro de mestres Pokémon, no Marco Zero.

O polo da Alfredo Lisboa contou com o Show do Bem, Almir Rouche e a cantora mirim Pandora. Teve ainda a apresentação da Quadrilha Junina Origem Nordestina, nascida no Morro da Conceição, que fez sua apresentação que conquistou o primeiro lugar no 32º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife de 2016; show do grupo Kamisa de Xita; Orquestra Arruando; e apresentação da Escola de Samba Galeria do Ritmo. 

"Foi um misto de cultura e diversão que nunca vi igual. E não se restringe somente para crianças ou adultos. Todo mundo tem espaço pelo evento", opinou a vendedora Mirtes Eliza, de 26 anos. Ela estava com o filho Deyvid Miguel, de 1 ano, e a mãe Marlene Guilhermina, de 56 anos. 

Na Praça do Arsenal, o Dançando na Rua garantiu diversidade na música e nos passos ao som da Orquestra Surreal.

Também teve programação para quem curte suar a camisa praticando as mais variadas atividades esportivas. Teve futebol, vôlei, parkour, badminton, handebol, slackline, rugby, além de rampas de skate e ringue de patinação. 

O Recife Antigo de Coração acontece todo último domingo do mês, garantindo atividades esportivas, culturais e de lazer para todas as idades.