João da Costa entrega Cmei no bairro do Cordeiro
Centro de Educação Infantil atenderá até 240 crianças com idades de 0 a 5 anos
O prefeito do Recife, João da Costa, entregou na manhã deste sábado (29) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Alcides Restelli Tedesco, na antiga Fábrica de Estopas – Avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro.
Acompanhado do Secretariado Municipal, coordenadores, diretores, líderes comunitários, parlamentares e da viúva do homenageado, Ana Cristina Rodrigues dos Santos, João da Costa, destacou a importância que esse centro terá para comunidade do Sítio do Berardo e entorno.
“A história e a luta do professor Tedesco por uma educação de qualidade se encontra com o sonho da comunidade do Berardo, que sempre desejou um centro para as crianças estudarem. A garantia de um espaço para a melhoria da educação trará benefícios para a comunidade e para todo o Recife, pois essas crianças poderão exercer seu papel de cidadão no futuro”, disse.
A unidade de ensino divide-se em 4 setores: um administrativo, com salas de direção, secretaria, de professores e coordenação; um setor pedagógico, com biblioteca multiuso (sala de leitura e informática), 8 salas de aula, berçário, lactário, fraldário, solário e banheiro para crianças; um de convivência, com recreio coberto e refeitório; e um setor de serviços, composto por lavanderia, coradouro, rouparia, área de serviço, cozinha, dispensa, vestiário, entre outros.
A construção está de acordo com as normas e os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), priorizando a acessibilidade a fim de permitir seu uso por estudantes e outras pessoas com necessidades especiais.
A Secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, ressaltou a importância da construção do Cmei para a comunidade. “A gestão preocupou-se o tempo todo com o povo. A comunidade pediu, e esse Cmei foi entregue para atender a mais de 200 crianças nessa unidade. Outras ações implantadas na nossa gestão contribuíram para melhorar a qualidade da educação no Recife".
Presente no evento, o presidente de Pesquisa Paulo Freire, Agostinho Rosas, aproveitou a oportunidade para firmar parceria com a Prefeitura, através de doação de todos os volumes editados por aquele centro para a biblioteca do Cmei.
Liliane Alves, que é mãe de 7 filhos, sendo 2 matriculados no novo Cmei, afirma os ganhos que a unidade de ensino trará. “Esse Cmei trouxe a chance de os nossos filhos terem uma educação de qualidade e a oportunidade de podermos trabalhar sem a preocupação de que nossos filhos não estarão seguros. Era o que estava faltando aqui na comunidade, e agora já temos esse centro”, falou.