Bairro do Recife terá atrações culturais gratuitas neste domingo (13)
Palco dos mais concorrido na época do Carnaval, o Bairro do Recife é um passeio imperdível em qualquer período do ano. Basta andar por alguns poucos quarteirões para descobrir que a região onde a cidade nasceu é cercada por diversos monumentos culturais. E para que turistas e recifenses aproveitem melhor o espaço, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e Cultura, Fundação de Cultura do Recife, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe, irão realizar o projeto Frevo Mundial, com caminhadas cultural e fotográfica, oficina de frevo, atividades voltadas para crianças, além de blocos líricos, maracatu e orquestras de frevo, no próximo domingo (13).
A intensa programação cultural começa às 15h com apresentação de maracatu no Marco Zero. Neste mesmo horário e local acontece a ‘Caminhada Fotográfica’, cuja ideia é fotografar pontos turísticos do Bairro do Recife e colocar nas redes sociais. A foto mais votada em um prazo de cinco dias ganhará prêmios. “Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais da cultura, da arte e dos monumentos do Recife. A ideia é que cada vez mais recifenses vivenciem a própria cidade. Daremos um cuidado especial àquela área, para que a família volte a visitar o Bairro do Recife”, afirma Felipe Carreras, secretário de Turismo e Lazer do Recife.
[caption id="attachment_30560" align="alignleft" width="680"] Rua do Bom Jesus (Foto: Luciano Ferreira / Prefeitura do Recife)[/caption]Às 16h acontecem oficinas de frevo e a ‘Caminhada Cultural’. Nas oficinas, com a presença de orquestras de frevo, o público poderá aprender os principais passos do ritmo Patrimônio Imaterial da Humanidade. A Caminhada Cultural irá passar informações turísticas dos pontos turísticos do bairro.
“O turismo cultural do Recife tem grande potencial . Um projeto que une turismo e cultura naquela área que está sendo revitalizada é fundamental. Vale lembrar que o turista, além desse banho de cultura, terá a oportunidade de conhecer o Centro de Artesanato de Pernambuco que fica nesse circuito”, explica Roberto Lessa, presidente da Fundação de Cultura do Recife.
O dia também terá programação dedicada às crianças. Às 16h começa o ‘Arsenal da Brincadeira’, com teatro de mamulengos, apresentações circenses, oficina de cultura, perna de pau e palhaço. Com a ‘Roda de frevo’, que acontece das 17h às 18h, dez passistas de frevo acompanhados de orquestra irão apresentar todos os passos de dança para que nenhum folião chegue ao Carnaval sem saber dançar. E para encerrar o grande dia dedicado à cultura pernambucana, apresentações de blocos líricos na Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal da Marinha.
Programação:
15h às 16h – Apresentação de Maracatu (Marco Zero).
15h – Caminhada fotográfica (Marco Zero)
16h às 17h – Oficina de frevo (Marco Zero).
16h às 17h – Caminhada Cultural (Marco Zero)
16h às 18h – Arsenal da Brincadeira
17h às 18h – Roda de frevo
18h às 19h30 – Desfile de blocos líricos (Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal da Marinha e Rua da Guia).