NOTÍCIAS

Cultura | 18.01.13 - 18h58

Modernização é a tônica da nova gestão na Emprel

[caption id="attachment_30743" align="alignnone" width="680"]Eugênio José Batista Antunes em sua posse (Foto: Inaldo Lins / PCR) Eugênio José Batista Antunes em sua posse (Foto: Inaldo Lins / PCR)[/caption]

A Empresa Municipal de Informática (Emprel) tem novo comando. Na última sexta-feira (18), assumiu a presidência do órgão o analista de sistemas Eugênio José Batista Antunes, técnico com experiência em gerenciamento, que até então dirigia a Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Realizada na sede da Emprel, em Afogados, a cerimônia de posse contou com a presença do Controlador Geral do Município, Roberto Arraes, e dos secretários-executivos da Secretaria de Finanças do Recife, Fernando Lins e Márcio Carvalho, que representaram, respectivamente, o prefeito Geraldo Julio e o secretário de Finanças, Roberto Pandolfi.

O novo presidente tem como missão modernizar e melhorar a prestação de serviços do órgão e um dos grandes desafios será aproximar a Emprel de entidades que são referência na área de Tecnologia da Informação, como o Porto Digital, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o CESAR. “O nosso principal objetivo é dar atenção à meta do Programa de Governo do prefeito Geraldo Julio, destacando ações na área de TI, o avanço na discussão do Governo Eletrônico e a prestação de serviços por meio de portais na Internet. É preciso consolidar este programa, possibilitando o acesso ao Governo Eletrônico através de dispositivos diversos, a exemplo de celulares, tablets e smartphones. Tudo com vistas no fortalecimento do Portal da Transparência e da Lei de Acesso à Informação”, adianta o presidente Eugênio Antunes.

Na transmissão do cargo, o agora ex-presidente da Emprel, Wellington Batista, ressaltou as principais conquistas do período em que esteve à frente da empresa, como a implantação de sistemas, sites e portais, redução das despesas de custeio, programa de incentivo à produtividade e concurso público. Para um auditório lotado de autoridades, representantes de empresas do segmento de TI, servidores da Prefeitura do Recife e da Emprel, Eugênio Antunes falou da motivação de liderar uma equipe que tem a missão de contribuir, com as ferramentas disponíveis pela informática, “para um modelo de gestão que busca a construção de um Recife melhor”.

EMPREL – O esboço da empresa surgiu em 1963, pelo então prefeito Liberato Costa Júnior, com a Divisão de Mecanização do Recife. Seis anos mais tarde, era criada, através de Lei Municipal, a Empresa Municipal de Informática. Na visão de Eugênio Antunes, “o mais importante é repensar e ampliar o papel da Emprel dentro do ambiente da Prefeitura do Recife, com seus servidores, clientes e usuários em geral, tendo como foco a segurança da informação para prover soluções de TI com credibilidade e foco nos interesses e demandas da cidade”.