Prefeitura vai adquirir 200 novas baterias para semáforos do Recife
O prefeito Geraldo Julio autorizou, nesta segunda-feira (04), a aquisição de 200 novas baterias para semáforos de trânsito do Recife. A modernização desses equipamentos inclui ainda a instalação dos “no breaks”, que irão garantir o funcionamento dos sinais durante a falta ou variação da energia elétrica, principalmente nos dias de chuvas intensas como a que caiu no Recife na madrugada de hoje. Com o sistema, o semáforo apresenta uma autonomia de três a quatro horas, sem interrupção de sua operação.
Serão beneficiados sinais veiculares e específicos para pedestres em importantes vias da cidade espalhadas por todas as regiões. Entre elas, estão as avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Caxangá, Recife, Agamenon Magalhães, Norte, Abdias de Carvalho, Cruz Cabugá, Domingos Ferreira e Mascarenhas de Morais e as ruas Imperial, Arquiteto Luiz Nunes, Barão de Souza Leão e Cônego Barata.
A previsão é de que, em 60 dias, seja iniciada a instalação das primeiras baterias. Além dos “no breaks”, os semáforos também terão os gabinetes dos controladores e os cabos de comunicação trocados, uma nova vedação para a passagem dos cabos, novo aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na comunicação entre as redes.
Atualmente, 210 sinais já possuem o sistema de baterias que estão distribuídas nos principais corredores de tráfego. Com a ampliação, mais de 400 semáforos de trânsito do Recife contarão com a inclusão dos “no breaks”. No total, a cidade possui 649 sinais.
Balanço chuvas:
CTTU - da 0h até as 15h desta segunda-feira (04), 56 semáforos de trânsito apresentaram algum tipo de falha por conta das chuvas. Desse total, 47 já estavam com o funcionamento normalizado até o mesmo horário. A maioria dos casos ocorreu pela falta ou variação da energia elétrica, que provoca interrupção com o sistema dos equipamentos da rede semafórica. Seis equipes de manutenção atuaram desde o início da manhã para minimizar os problemas e os agentes de trânsito foram direcionados para pontos que apresentavam retenções de circulação.
Defesa Civil - a Secretaria Executiva de Defesa Civil providenciou a colocação de lonas plásticas no Alto das Pedras, Arca de Noé, Córrego do Beiju, Jardim Teresópolis, Alto Santa Terezinha, Lagoa Encantada e Alto da Jaqueira. No total foram realizadas 21 vistorias e colocadas 68 lonas, totalizando 10.640 metros quadrados. Até o momento não foram registradas quedas de barreira ou deslizamentos.Do dia 02 de janeiro até 04 de março, a Secretaria Executiva de Defesa Civil já realizou vistorias e monitoramento em 9.656 localidades, incluídas nessa relação as áreas planas e de morro. No mesmo período, as equipes providenciaram a colocação de 133 mil e 440 metros quadrados de lona plástica nos pontos críticos.
Manutenção e Limpeza - a Emlurb executou ações de desobstrução de galerias e podas em várias ruas e avenidas da capital. No último fim de semana, uma equipe da Emlurb, composta por 25 homens, utilizando caminhões com cabine de elevação e máquinas trituradoras de galhos, realizou a poda de várias árvores ao longo da Avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro. Apesar disso, as equipes atenderam aproximadamente 25 ocorrências de quedas de galhos (em sua maioria) e de árvores de pequeno porte nesta segunda-feira.
Desde as 06h da manhã de hoje (04), equipes da Emlurb utilizando caminhões pipa equipados com jatos de sucção atuaram em pontos de alagamento para evitar o acúmulo de água nas vias, atendendo as ruas Santos Araújo (Afogados), Jerônimo Vilela e Bastos Tigre (Campo Grande), Araranguá (Torrões) e avenidas Mascarenhas de Moraes (Imbiribeira) e Beberibe.