NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.13 - 18h54

Mais de 1.000 árvores são plantadas em Dois Unidos

[caption id="attachment_32810" align="aligncenter" width="680"] A meta da Prefeitura é de plantar 100 mil árvores no Recife em quatro anos. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

A Zona Norte do Recife está ficando mais arborizada. A Prefeitura do Recife deu início, na manhã desta quarta-feira (27), ao plantio de 1.010 mudas no bairro de Dois Unidos, através do Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAVs). A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, está recompondo a vegetação de um terreno considerado Área de Preservação Permanente, localizado ao lado do Conjunto Habitacional Alto da Esperança.

“Esse é um momento especial no qual comemoramos a Semana da Árvore e damos início ao processo de grandes plantios. Aqui, em Dois Unidos, estamos recuperando uma área importante que havia sofrido fortes ações de desmatamento. Esse tipo de iniciativa nos ajudará a aumentar a cobertura verde da cidade e atingir nossa meta de plantar 100 mil árvores em quatro anos”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

O plantio contou com uma ajuda especial de 40 crianças do ensino fundamental da Escola Alto do Maracanã. De avental e com pás em mãos, os pequenos participaram da atividade, assentando e regando diversas árvores. O estudante Vitor Henrique, 10 anos, era um dos mais animados e aproveitava para ensinar aos amigos como plantar. “Eu aprendi na minha escola como se faz e já plantei cinco árvores. Plantar é bom para natureza e para a gente”, explicava o estudante enquanto jogava terra para fechar a cova da muda que acabara de colocar.

Ao todo, a área receberá 14 tipos de plantas nativas do bioma da Mata Atlântica. Entre elas: Araçá, Amescla de Cheiro, Babatenon, Cajá, Chichá, Oiti da Praia e Pau-Brasil. Afora isso, serão realizados serviços de limpeza no terreno, controle de plantas exóticas e invasoras, e a construção de um muro de 600 metros para garantir o sucesso na regeneração da flora. Após o plantio, ninguém poderá mais realizar intervenções no local, exceto os cuidados necessários para os vegetais se desenvolverem.

A ação realizada em Dois Unidos é uma compensação estabelecida pelo Município à Queiroz Galvão por ter construído em um setor de sustentabilidade ambiental. A mitigação está prevista em lei e é promovida sempre que uma empresa opta por erguer empreendimentos em determinados locais, a exemplo das margens de rio. O custo e a execução do projeto ficam a cargo da instituição privada, sendo orientada e fiscalizada pelo órgão municipal. A empresa ainda será obrigada a fazer a manutenção das mudas por um ano.