NOTÍCIAS

Cultura | 05.04.13 - 15h31

Prefeitura vai retirar 35 mil toneladas de lixo do canal do Rio Morno

[caption id="attachment_32991" align="alignnone" width="680"]Geraldo Julio acompanhou a retirada dos primeiros entulhos e conversou com moradores da comunidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR) Geraldo Julio acompanhou a retirada dos primeiros entulhos e conversou com moradores da comunidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Zona Norte do Recife será beneficiada com mais uma ação de limpeza realizada pela Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Em 60 dias, o Executivo Municipal vai retirar 35 mil toneladas de lixo e entulhos do canal do Rio Morno. A intervenção começou na manhã desta sexta-feira (5), na comunidade Vila Boa Vista, em Nova Descoberta. O prefeito Geraldo Julio vistoriou o trabalho de limpeza, que também atenderá os bairros de Beberibe, Brejo da Guabiraba e Linha do Tiro.

Ao todo, 25 trabalhadores da Emlurb estão envolvidos na ação, orçada em R$ 210 mil, com recursos da própria PCR. O órgão disponibilizará duas retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, além de 12 caminhões para a intervenção, que contemplará os quatro quilômetros do canal do Rio Morno que perpassam o Recife. Os outros oito quilômetros do canal estão distribuídos nos municípios de Olinda e Camaragibe.

O prefeito acompanhou a retirada dos primeiros entulhos e conversou com moradores da Vila Boa Vista para colher outras demandas da comunidade. “Essa é uma operação muito importante. Dos 67 canais que temos no Recife, 39 já foram limpos. Tradicionalmente, para limpar esses canais são necessários seis meses. Mas nós estamos com três meses e quase concluímos essa limpeza”, afirmou Geraldo Julio.

[caption id="attachment_33000" align="alignnone" width="680"]A meta da PCR é retirar 35 mil toneladas de lixo e entulhos do canal do Rio Morno em 60 dias. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR) A meta da PCR é retirar 35 mil toneladas de lixo e entulhos do canal do Rio Morno em 60 dias. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Ao fim da inspeção, o prefeito alertou a população para o cuidado com o canal. “Nós contamos com a comunidade para esse cuidado. Vamos fazer também um trabalho de educação ambiental para que, na época das chuvas, as pessoas que moram às margens do canal não sofram com enchentes”, pontuou Geraldo Julio.

Já o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa, destacou que a ação, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno, “resgata a história do rio que, em outra época, era conhecido por ter a água morna e ser bem cuidado pela população”. A previsão é que até o final de junho todos os canais da cidade estejam limpos.

Moradora da Vila da Boa Vista há 22 anos, a dona de casa Mauricéia Emiliano, 49 anos, ficou muito satisfeita com a iniciativa da Prefeitura. “Quando chove, a gente sofre muito com rato, barata e muriçoca, por causa da sujeira do canal. Depois que a limpeza for concluída, com certeza a nossa qualidade de vida vai melhorar”, comemorou Mauricéia, que mora em uma casa às margens do canal com o marido e três filhos.




PONTILHÕES - Atendendo à uma demanda da comunidade do entorno, o prefeito Geraldo Julio determinou a construção de dois pontilhões pequenos para passagem de pedestre nas proximidades da Vila Boa Vista, no canal do Rio Morno. Cada pontilhão vai custar à PCR cerca de R$ 25 mil. De acordo com a Emlurb, que será responsável pelas obras, as intervenções serão concluídas em 90 dias.