Mais um domingo com Ciclofaixa de Turismo e Lazer
[caption id="attachment_33253" align="alignleft" width="680"] Quem não tiver bicicleta, basta fazer um cadastro pelo site da Ciclofaixa Recife e alugar uma bike. (Foto: Andréa Rêgo Barros)[/caption]
Domingo se aproxima e a programação já está garantida para quem quiser aproveitar o dia de forma saudável e diferente da rotina semanal. Das 7h às 16h, estará montada a Ciclofaixa de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, uma ação realizada por meio das Secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano. O percurso, que corta 11 bairros, ligando a Zona Sul à Zona Norte da Cidade, garante mais segurança para os ciclistas e percorre vários pontos turísticos do Recife.
O ponto de convergência entre as duas rotas é o Marco Zero, no Recife Antigo. Para quem vem da Zona Norte, o passeio garante paisagens como o Mercado de Casa Amarela, passando pelo Sítio da Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque Treze de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Central do Artesanato, além do próprio Marco Zero. Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas. Uma van circula pelo trajeto da Ciclofaixa, das 7h às 16h. Se alguma pessoa passar mal ou quebrar a bicicleta, poderá contar com esse veículo que faz parada em três pontos: Parque Dona Lindu, Marco Zero e Parque da Jaqueira.
Quem não tiver bicicleta não precisa ficar de fora. Basta fazer um cadastro pelo site da Ciclofaixa Recife e alugar uma bike. Existem três estações de aluguel: na Jaqueira, Recife Antigo e Parque Dona Lindu. Cada uma delas conta com 20 bicicletas. É importante lembrar que não é permitido estacionar, nos domingos e feriados, no espaço destinado à Ciclofaixa. Veículos que infringirem a norma serão rebocados. Vale reforçar que a velocidade permitida aos ciclistas dentro do percurso é de 20 km/h e, nas ruas e avenidas em que passar a Ciclofaixa, os veículos terão velocidade máxima reduzida para 40 km/h.
Dessa forma, para evitar retenção no trânsito, os motoristas podem optar por rotas alternativas. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar a Imbiribeira pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguir em frente, sentido Afogados, e dobrar à esquerda no Largo da Paz. Neste ponto, o motorista estará de frente para a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela Avenida Visconde de Albuquerque e Rua José Bonifácio. Desta forma, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.
MAIS LAZER
Aos domingos, a prática de atividades esportivas como skates, patins, patinetes, bicicletas e outros modais podem ser realizadas com segurança no Recife Antigo. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fechará parte das Avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa especialmente para essas atividades que acontecerão sempre das 7h às 17h (uma hora a mais que a Ciclofaixa).
Além da própria interdição das avenidas, os skatistas também vão contar com equipamentos para as manobras. Para tornar a área mais propícia para a prática do esporte, as rampas móveis de skate do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) estarão disponíveis na Avenida Marquês de Olinda.