Mais de 200 estudantes participam da 1ª Feira do Lê, Troca
Cerca de 240 estudantes de seis escolas municipais do Recife participam nesta sexta-feira (26) da I Feira do Lê, Troca. A atividade acontece durante todo o dia, na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Sítio da Trindade, em Casa Amarela. Faz parte das comemorações do Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril), em homenagem a Monteiro Lobato, e do Dia Internacional do Livro, celebrado no último dia 23. A partir da próxima semana, a feira de troca de livros vira ação permanente, aberta ao público.
Na ação, os alunos realizam troca de livros e participam de rodas de contação de história ministradas por mediadores de leitura do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), da Secretaria de Educação do Recife. Também houve passeio histórico-cultural no Parque Sítio da Trindade, na companhia dos personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo.
“Cada atividade realizada incentiva a leitura e marca a vida das crianças. Elas começam a encarar os livros e a contação de histórias de uma maneira especial”, reforçou a técnica pedagógica do PMBFL Ivana de Araújo Cavalcanti, que apoiou a atividade promovida pela Utec Sítio da Trindade.
Foram arrecadados mais de 200 títulos com os estudantes, quatro editoras e a população em geral, a fim de compor o acervo da feira. Cada estudante recebeu um cupom, que foi usado para obter um exemplar. O evento tem o objetivo de estimular a leitura e fortalecer a imagem do Parque Sítio da Trindade como patrimônio histórico-cultural.
As crianças aprovaram o dia dedicado à leitura. “Adorei participar da troca de livros, pois leio desde pequena e isso me ajuda muito nas atividades em sala de aula, além de ter aprendido sobre a história do Sítio da Trindade”, ressaltou a estudante Sarah Sales da Silva, 9 anos, do 4º ano da Escola Municipal Santa Maria Goretti.
Durante a manhã, participaram da 1ª Feira do Lê, Troca alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais Paulo VI, Santa Maria Goretti e Engenheiro Ednaldo Miranda. À tarde, foi a vez dos alunos das escolas municipais Margarida Siqueira, da Guabiraba e do Alto da Guabiraba.
Idealizadora do projeto, a gestora da Utec, Ladjane Sobreira, revela que a troca de livros não se resumirá a essa sexta-feira. “A feira é o primeiro passo de um serviço que vamos oferecer continuamente. Teremos acervo de livros infantis, infanto-juvenis, para adultos e para profissionais da educação, que ficará disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, aqui na Utec”, explica.
A lista de obras disponíveis da Utec do Sítio da Trindade e as atividades literárias do espaço podem ser consultadas no blog da instituição.