PCR começa a retirar outdoors irregulares
Ação tem início nesta segunda-feira (27), no bairro de Boa Viagem
A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), inicia a retirada dos outdoors instalados irregularmente na cidade. O bairro de Boa Viagem, situado na Zona Sul da Cidade, será o primeiro a receber a ação, onde outdoors serão removidos, por não apresentarem licença para instalação ou nenhum processo de autorização tramitando na Secon.
Em reunião realizada no dia 9 de maio, a secretaria acertou com empresários de mídia exterior do Recife e com o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior de Pernambuco (Sepex-PE) um prazo de 15 dias para remoção dos outdoors irregulares. Finalizado na última sexta-feira (24), o prazo não foi cumprido pelos empresários e por isso a Secon inicia a retirada das publicidades fixadas nas principais vias do bairro, a exemplo da Avenida Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. Ainda no encontro, a Secon recebeu dos empresários propostas de mudanças para a Lei de Publicidade Municipal - Lei nº 17.521/2008 – que está sendo revisada pela prefeitura.
“Fizemos uma ronda neste fim de semana e constatamos que os outdoors irregulares não foram removidos, conforme combinado em reunião”, destacou a secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. A secretaria ainda esclarece que a ação será ampliada, através da remoção de outros tipos de mídia exterior fixadas sem licença. “Vamos iniciar pelos outdoors, mas toda publicidade irregular seja toplight, backlight e outros serão retirados. Já estamos em processo de contratação de equipamentos”.
De acordo com a gestora de processos da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), Emília Avelino, o setor não entrou em contato com a Semoc para tentar regularizar a publicidade. “Na reunião, ficou acertado que os empresários com pendências entrariam em contato para regularizar a situação das mídias irregulares. Nenhum empresário presente na ocasião procurou a secretaria”.
Ainda de acordo com a gestora, até a última sexta (24), apenas uma empresa havia entrado em contato com a secretaria, mas para solicitar autorização de conteúdo de publicidade. Durante o período das copas, também caberá a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) a supervisão dos conteúdos dos outdoors localizados nas rotas protocolares (percurso que envolve vias situadas próximos ao Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gylberto Freire, hotéis, campos oficiais de treinamento e a Arena Pernambuco).