NOTÍCIAS

Cultura | 28.05.13 - 18h21

PCR inicia instalação de novas baterias nesta terça

[caption id="attachment_34590" align="alignnone" width="680"] Geraldo: “Estamos cobrindo os principais corredores viários e os semáforos interligados em rede". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife inicia nesta terça-feira (28), a partir das 22h, a instalação das novas baterias nos semáforos da cidade. São 200 no breaks que vão cobrir os principais corredores viários do município. O prefeito Geraldo Julio autorizou a ação em ato realizado hoje, na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em Santo Amaro. As primeiras vias a receber os equipamentos estão localizadas na Zona Sul, nos cruzamentos da Rua Ribeiro de Brito com as avenidas Visconde de Jequitinhonha e Fernando Simões Barbosa, situados na Rota da Copa.

O investimento total será de R$ 2.035.000,00. Atualmente, 210 sinais já possuem o sistema de baterias, que estão distribuídas nos principais corredores de tráfego. Com a ampliação, 410 semáforos de trânsito do Recife contarão com os no breaks, o que representa 63% dos 649 sinais existentes no município. Prevista para nove de junho, a instalação foi antecipada.

Para o prefeito, a iniciativa da PCR tem muita importância para a mobilidade, uma vez que dobra a quantidade de baterias instaladas no município. “Estamos cobrindo os principais corredores viários e os semáforos interligados em rede. Dessa forma, alcançamos a nossa meta. Com o ato de hoje, passamos por mais essa etapa com êxito. Teremos uma melhoria expressiva no trânsito da cidade”, destacou Geraldo Julio.



Ao fim de 100 dias, as 200 novas baterias estarão funcionando e a intenção é dar autonomia de quatro horas aos sinais de trânsito afetados por quedas ou variações de energia. A instalação das baterias ocorrerá sob a coordenação da CTTU e será sempre durante a noite para evitar transtornos no trânsito.

Secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga comemorou o feito e prometeu mais ações na área. “Estamos juntos com a CTTU na perspectiva de novos projetos que auxiliem todo o trânsito da cidade. Ao longo do ano, vamos mostrar resultados e mudanças significativas para a população. O Recife vai enxergar com visibilidade as mudanças na mobilidade.”

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, ressaltou o ganho para o sistema semafórico do Recife. “Com o acréscimo dos no breaks, vamos garantir a continuidade do sistema semafórico e, assim, melhorar cada vez mais a fluidez do tráfego e a segurança no trânsito”, afirmou.