NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.13 - 20h09

Geraldo enaltece campeões mundiais de robótica

[caption id="attachment_34783" align="alignnone" width="680"] A equipe Apoiobot desenvolveu o robô Lampião, para fazer companhia a idosos, (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

“Vocês deram uma grande marca para a cidade e simbolizam algo que estamos trabalhando com muita firmeza: transformar o Recife em uma cidade global.” Com as palavras de reconhecimento, o prefeito Geraldo Julio parabenizou a equipe Apoiobot, do Colégio Apoio, que venceu o Campeonato Europeu de Robótica Lego, em Paderbord, na Alemanha - primeira do Brasil a realizar o feito. Dez alunos, um técnico da equipe, duas professoras mentoras e a coordenadora pedagógica do colégio foram recebidos na sala de reuniões do gabinete do prefeito na tarde desta segunda-feira (3). O grupo detalhou o projeto premiado: o robô Lampião, criado para fazer companhia a idosos e ajudá-los a realizar tarefas do dia a dia.

Para o prefeito, o trabalho dos estudantes e educadores do Colégio Apoio contribui para o novo momento de crescimento econômico do Recife, baseado na inovação. “O Brasil - e principalmente o Nordeste - há bem pouco tempo não era uma região vista pelo mundo. Hoje, temos empresas globais na nossa região, na área de alimentos, indústria automobilística, estaleiros e refinaria. Isso vai exigir que saibamos aproveitar essa oportunidade. Vocês foram lá, venceram equipes de todos os continentes e mostraram que também podemos nos comparar com os melhores do mundo”, elogiou Geraldo Julio.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, também felicitou a equipe pela conquista para o País. “O que nos encantou no trabalho de vocês é que ele está voltado para o social. É uma visão extremamente positiva da tecnologia. Isso é uma prova de que, quando provocados, os estudantes têm condições de render muito mais”, afirmou. Além do prefeito e do titular da pasta da Educação, também receberam a equipe o secretário de Governo, Sileno Guedes, e a vereadora Isabella de Roldão.



Com um metro de altura, o robô Lampião foi desenvolvido para fazer companhia a idosos, prevenir depressão e problemas físicos através da interação. No “abdome”, leva um tablet que permite acessar notícias, agendar tarefas como o horário certo para tomar remédios, ouvir música e histórias; sempre por meio do aplicativo Virgulino, também criado pela equipe do Colégio Apoio. Antes de levar o robô à competição internacional, eles fizeram teste em uma casa de repouso para idosos de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o que demonstrou a importância social do projeto.

"Nosso objetivo principal não era ganhar um prêmio, mas fazer algo que ajudasse outras pessoas. Foi gratificante ver nosso projeto ajudando uma parte da sociedade que tende a ser muito maior nos próximos anos”, ressaltou o estudante Nilo Fam, um dos integrantes da equipe Apoiobot. A coordenadora do grupo e diretora pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, destacou que esse é um reconhecimento a sete anos de trabalho. “Temos mais de 70 ex-alunos que participaram das atividades de robótica e a maioria hoje está em universidades cursando física, engenharia, mecatrônica. São jovens empreendedores e que fazem a diferença.”

A equipe Apoiobot é composta pelos alunos Nilo Fam, Adriano Padilha, Rodrigo Nasi, Luiza Mello, Tiago Moraes, Lucas Alexandre, Maria Carolina Albuquerque, Alice Sant`Anna, Laiza Aguiar e Mateu Gomes, além do ex-aluno e técnico da equipe Pedro Jorge Silva, que hoje cursa o 2º ano do ensino médio. A coordenação fica a cargo da diretora pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, junto com as professoras e mentoras Vancleide Jordão e Vanja Jota.

SINAENCO - Antes da visita dos alunos do Apoio, o prefeito Geraldo Julio recebeu, em seu gabinete, a presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de Pernambuco (Sinaenco/PE), Michele Pinheiro. Durante o encontro, Geraldo foi convidado para participar do evento em comemoração aos 25 anos da entidade; que promoverá, para os empresários do setor, um grande seminário sobre o planejamento do Recife para os próximos anos.

Na ocasião, a presidente do sindicato apresentou um breve histórico sobre a entidade, além do interesse de firmar futuras parcerias com o Executivo Municipal. Também participaram da reunião o vice-prefeito Luciano Siqueira e o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota, além do Chefe do Gabinete de Projetos Especiais, João Guilherme Ferraz.

ASSUNTOS: