NOTÍCIAS

Cultura | 07.06.13 - 16h12

Compaz do Cordeiro começa a sair do papel

[caption id="attachment_34992" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "Aqui, vamos oferecer um conjunto de serviços que vão se somar às políticas públicas de combate à violência". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Um espaço que reunirá no mesmo ambiente cultura, lazer e prestação de serviços. Uma verdadeira “fábrica de cidadania”, que a Prefeitura do Recife começou a tirar do papel nesta sexta-feira (7), com o início da construção do primeiro Centro Comunitário da Paz (Compaz). O equipamento será erguido em dez meses, no antigo Clube da Chesf, Cordeiro, beneficiando diretamente moradores daquele bairro, do Bongi, Torrões e San Martin. O prefeito Geraldo Julio e o governador Eduardo Campos acompanharam o início da intervenção, orçada em R$ 7,7 milhões, que terá recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

O Compaz atenderá pessoas de todas as idades, com foco nos jovens, através de cursos de capacitação, oficinas e uma biblioteca. O equipamento será construído em um terreno de 17 mil metros quadrados, no cruzamento das avenidas Abdias de carvalho e General San Martin, e contará com um ginásio coberto, piscina, campo de futebol, quadra de tênis e pista de skate; além de uma videoteca, ludoteca, audioteca e um auditório para 180 lugares. Serão oferecidos os serviços do Procon, Expresso Cidadão, mediação de conflitos e apoio psicossocial. Entidades como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça atuarão no local.



Para o prefeito, o centro se tornará um importante símbolo para a cidade. “Essa obra de hoje é resultado de muita integração entre o Governo Estadual, a Chesf e a Prefeitura. Aqui, vamos oferecer um conjunto de serviços que vão se somar às políticas públicas de combate à violência. Os jovens passarão a contar com uma oportunidade diferente e de qualidade”, pontuou Geraldo Julio, citando o aprendizado que foi coordenar o Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, programa estadual de enfrentamento ao crime. “Vamos somar esforços para combater a violência”, ressaltou.

O trabalho de construção do Compaz começou com 20 homens, que tiveram a ajuda de quatro caminhões, uma carregadeira, uma retroescavadeira. Geraldo Julio inspecionou o início da intervenção. No programa de governo do prefeito consta a construção de mais quatro Centros Comunitários da Paz. O segundo equipamento será erguido no Alto Santa Terezinha, no antigo Centro Social Afrânio Godoy.

Eduardo Campos parabenizou a Prefeitura do Recife por ter elencado a política de segurança pública como um dos principais eixos da gestão. “Aqui se inicia uma grande obra, mas a maior de todas elas será feita dentro desse equipamento com o resgate e o fomento de oportunidades, principalmente, para a juventude”, destacou o governador.

[caption id="attachment_34991" align="alignnone" width="680"] O prefeito Geraldo Julio e o governador Eduardo Campos acompanharam o início da intervenção. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

ESPERANÇA - A dona de casa Sandra Maria, 46 anos, foi ao terreno atestar o início da intervenção que mudará a vida na região onde mora. “É uma sensação de esperança tão grande, que eu não sei nem como explicar. A impressão que tenho é que, pela primeira vez, as pessoas são priorizadas. Essa construção de hoje é a prova disso”, relatou, emocionada.

Presente ao ato, o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco Almeida, falou da sua satisfação em ver o Compaz sair do papel. A entidade cedeu o terreno para que a PCR conseguisse erguer o equipamento. “Poucos órgãos conseguem, em 120 dias, colocar as máquinas no terreno para trabalhar. A Prefeitura do Recife, de fato, se volta para os que mais precisam. Faz rápido e com qualidade”, argumentou Bosco.