Melhores notas levam 366 estudantes do Recife à Copa das Confederações
Ter alcançado as melhores médias da rede municipal do Recife em matemática, leitura, compreensão e produção de texto no ano passado rendeu a 366 estudantes do 9º ano ingressos para a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013™. Três grupos assistirão às partidas realizadas na Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Uma comissão representativa de quatro alunos foi recebida na tarde desta sexta-feira (14) pelo prefeito Geraldo Julio, que os parabenizou pelo desempenho nos estudos e pelo reconhecimento.
Caio Gomes, 16 anos, Marcelo Augusto da Silva, 15, Karina Batista da Silva, 14, e Bruna Leandra Ramalho, 14, estavam emocionados por estarem entre os estudantes selecionados para ir aos jogos. Eles assistirão domingo (16), às 19h, à disputa entre Espanha e Uruguai, primeiro confronto de seleções na Itaipava Arena Pernambuco. Ao recebê-los, o prefeito afirmou que a iniciativa é necessária tanto para incentivar os alunos como para dar acesso a mais recifenses à competição esportiva.
“Essa ação é importante porque, em primeiro lugar, permite que mais pessoas da cidade participem de um evento internacional, que mais parcelas da população tenham acesso a isso. O segundo elemento importante é a escolha dos estudantes ter sido realizada pelo desempenho. Quem tirou as melhores notas foi reconhecido e vai ter acesso aos jogos”, ressaltou Geraldo Julio.
O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, endossou as palavras do prefeito. “Esse é um dos objetivos da educação: procurar premiar os alunos que são merecedores por seu bom desempenho, porque isso também estimula os outros estudantes a fazer o seu melhor”, pontuou.
Estudantes de 30 escolas municipais do Recife irão ao estádio também para os jogos Itália x Japão, na quarta-feira (19), e Uruguai x Taiti, no próximo dia 23. Entre eles, 50 são beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, da Unidade de Apoio Social da Secretaria de Educação, responsável por levar os grupos aos jogos. Todos serão acompanhados por 24 monitores da secretaria.
Marcelo Augusto, aluno da Escola Municipal João Alfredo, sonha ser jogador de futebol profissional e está empolgado em ir pela primeira vez à Arena. “Quando recebi a notícia, nem acreditei. Vai ser ótimo ver Espanha e Uruguai jogando”, contou Marcelo. Ele e o colega de turma Caio Gomes são os únicos selecionados da Escola Reitor João Alfredo. “É um incentivo muito bom, ainda mais para mim que, nos outros jogos, vou atuar como guia mirim da Arena”, revelou Caio.
Karina Batista e Bruna Leandra, da Escola Municipal Pedro Augusto, não escondem a felicidade. “Nunca entrei em um estádio. Acho que vai ser emocionante”, acredita Bruna. “É gratificante saber que somos reconhecidos de alguma forma por ir bem na escola”, completou a colega de classe.