NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.13 - 08h48

Apoio da Prefeitura aos arraiais de bairro respalda o São João das comunidades

[caption id="attachment_35569" align="alignnone" width="680"] Ao todo são 11 arraiais oficiais, 27 arraiais comunitários, 29 tradicionais, além de atender solicitações específicas de comunidades organizadas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Entre as festas populares, o São João se destaca por despertar os vínculos comunitários. Basta um passeio pelos bairros da periferia para perceber como o ciclo junino é capaz de mobilizar as pessoas em torno das tradições da época. Diante disso, a Prefeitura do Recife, além de promover o São João nos 11 arraiais oficiais, apóia a realização de festas descentralizadas por todo o município, com uma política que envolve 27 arraiais comunitários, 20 tradicionais, além de atender solicitações específicas de comunidades organizadas.

“Fizemos um mapeamento para identificar os arraiais tradicionais, que existem há vários anos, e o apoio da Prefeitura permite que eles não desapareçam”, explica Uel Silva, coordenador do São João nas comunidades da Secretaria de Cultura. Nestes casos, o poder municipal viabiliza as atrações artísticas e oferece algum suporte complementar para a infraestrutura. Este ano o poder municipal promove 350 apresentações de quadrilha, 480 ‘tocadas’ de trios pé de serra e 80 performances de grupos de dança popular.

Um dos arraiais mais tradicionais do Recife é o Arraial Bom Jesus, no bairro Campina do Barreto, zona norte da cidade. Organizado pelo motorista e servidor público Arugaigue Ferreira, 59 anos, o arraial foi criado em 1975. “Primeiro fizemos uma quadrilha na comunidade, participamos de vários concurso, mas fomos campeões de derrota, nunca vencemos, então decidimos fazer o arraial”, conta Ferreira. Nascido e criado em Campina do Barreto, ele diz que tem o apoio de todos do bairro. “Dá muito trabalho organizar tudo, mas as pessoas daqui cobram e valorizam muito nossa festa. Nunca houve confusão, briga ou coisa do tipo.”

Esse ano o Arraial Bom Jesus acontece entre os dias 21 e 30 de junho. “Ano passado não tivemos apoio da Prefeitura. Esse ano, sim. Por isso a festa será mais bonita”, comemora Ferreira, que obteve do poder municipal apoio para viabilizar seis apresentações de trios de forró pé de serra, um grupo de coco de roda, um grupo de ciranda e um grupo de dança. Para complementar a infraestrutura, o Bom Jesus terá da Prefeitura duas instalações elétricas, um tablado e dois banheiros químicos. A previsão é de que 1,2 mil pessoas circulem pela festa a cada noite.