NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.13 - 15h55

Prefeito nomeia 34 professores para a rede municipal de ensino

[caption id="attachment_35586" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "Essa nomeação, somada aos novos 66 educadores, vai reforçar o quadro de professores e melhor a qualidade da Educação para a nossa população”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio nomeou, na manhã desta sexta-feira (21), 34 professores aprovados em um concurso de 2010 para a rede municipal de ensino. Os profissionais - que começam a trabalhar no segundo semestre letivo de 2013 - darão aula a estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Outros 66 professores serão nomeados nos próximos dias, totalizando 100 novos docentes. Os educadores trabalharão com carga horária de 145 horas-aula por mês nas escolas que apresentam maiores déficits no quadro funcional.

Geraldo Julio ressaltou a importância do Município na formação das crianças do Ensino Fundamental, destacando as ações já iniciadas pela Prefeitura para melhorar a qualidade das aulas, bem como a infraestrutura das escolas. “Nós temos um trabalho muito grande para fazer. Os empregos estão chegando ao nosso Estado e os recifenses têm que ter oportunidade de participar disso. Essa nomeação, somada aos novos 66 educadores, vai reforçar o quadro de professores e melhor a qualidade da Educação para a nossa população”, pontuou.



Uma das nomeadas, a professora Edileusa Verçosa, 43 anos, disse que hoje está realizando o seu sonho.  “Meu desejo sempre foi ser servidora da Educação da Prefeitura do Recife. Eu trabalhava em São Lourenço da Mata, mas hoje o meu maior sonho se realiza”, comemorou Edileusa.

“Essa é mais uma etapa para a construção da nova rede municipal. Nosso objetivo é atingir a melhoria da rede para a população; e como primeiro passo, estamos convocando os professores para assumirem as turmas que estão sem os educadores”, argumentou o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa.

MAIS AÇÕES - Além das nomeações, a Prefeitura tem investido em outras ações para valorizar os professores da rede municipal. Em abril, o Recife foi uma das primeiras cidades do País a reajustar o piso salarial dos docentes em 7,97 %, conforme determinação do MEC. No mesmo mês, a PCR garantiu a inscrição dos cerca de 5 mil educadores da rede na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no Recife em julho próximo. Em maio, a Prefeitura assegurou que todos os professores do município recebam modem com tecnologia 4G para acessar a internet em seus notebooks, substituindo os equipamentos 3G que já possuíam.

Em paralelo, veio o anúncio do cronograma de implantação da aula-atividade, um dos principais compromissos assumidos logo no início desta gestão. Os professores do Ensino Fundamental II terão direito a 1/3 de sua carga horária mensal para atividades extraclasse já a partir de agosto deste ano. Já os professores do Fundamental I terão esse direito a partir de fevereiro de 2014.  Até lá, ganharão abono de 15 horas-aula por mês.