PCR fará o maior investimento da história em calçadas: R$ 20 milhões
[caption id="attachment_35747" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: “Esse investimento valoriza o pedestre, que é o mais importante, e traduz a inversão de prioridade na mobilidade que queremos implantar em nossa cidade". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
No dia em que completou seis meses no cargo, o prefeito Geraldo Julio anunciou o maior investimento da história do Recife em calçadas: R$ 20 milhões, para implantação e recuperação de 140 quilômetros de passeio público. Serão realizadas intervenções em canteiros centrais de vias, frentes de água, praças, parques e imóveis públicos municipais localizados nos principais corredores viários da cidade. As obras começarão esta semana por vias nos bairros do Carmo, Afogados, Água Fria e Casa Amarela.
A priorização das calçadas é um dos principais compromissos do programa de governo do prefeito. “Esse investimento valoriza o pedestre, que é o mais importante, e traduz a inversão de prioridade na mobilidade que queremos implantar em nossa cidade. Essa é, sem dúvida, uma ação importante, que vai atingir o Recife inteiro. Jamais foi anunciado um investimento desses. Vamos beneficiar os corredores viários mais importantes da cidade”, destacou Geraldo Julio, que assinou na manhã desta terça-feira (1º) dois contratos para execução dos serviços.
A recuperação anunciada hoje será dividida em várias etapas. A primeira parte, que representa 10% do projeto, vai reestruturar 5 quilômetros de calçadas no bairro do Carmo; 4,2 quilômetros no Largo de Afogados; 1,5 quilômetros no Largo de Água Fria e 3 quilômetros no Largo de Casa Amarela. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) ficará responsável pela execução e fiscalização do projeto. Para garantir a continuidade da iniciativa, a Emlurb já iniciou uma pesquisa no Recife para indicar as próximas vias que receberão a intervenção.
Com a reforma, todas as calçadas serão revitalizadas com materiais antiderrapantes, pisos podotáteis, sinalizadores e direcionais. Durante a obra, serão utilizadas pedras portuguesas, concreto, lajota de concreto, pedras graníticas e blocos de cimentos. O projeto da PCR foi desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos e de Mobilidade e Controle Urbano.
O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, afirmou que daqui para o final do ano a cidade já estará diferente. “A mobilidade começa nas calçadas. Por isso, vamos começar as intervenções onde tem maior fluxo de pessoas. Estamos muito animados com a determinação do prefeito para concluir esse projeto. Hoje, a gente deu início a um trabalho que vai durar quatro anos”, pontuou.
SEMÁFORO INTELIGENTE – A Prefeitura do Recife começou a instalar nesta segunda-feira (1º), nos semáforos de três importantes vias da cidade, um sistema inteligente que vai garantir o funcionamento desses sinais em tempo real, a partir da identificação do fluxo dos carros nas ruas. O equipamento funcionará como teste nas avenidas Abdias de Carvalho, General San Martin e do Forte. A Digicon é a empresa responsável pela implantação do sistema, que começará a operar em um mês.
O prefeito detalhou o equipamento durante entrevista no NE TV 1ª Edição, da TV Globo. “O sistema vai olhar em tempo real cada uma das ruas. Depois do teste, vamos fazer as avaliações para começar uma contratação e instalar em outros corredores”, comentou Geraldo Julio.
Para garantir a codificação das vias em tempo real, os sinais receberão câmeras e terão toda a iluminação trocada, bem como a substituição dos cabos e controladores do equipamento. No final da fase de teste, a empresa responsável está encarregada de entregar um relatório à PCR com a avaliação do sistema. Atualmente, os semáforos do Recife operam com um programa pré-estabelecido.
Relação das vias beneficiadas com recuperação das calçadas
- Carmo – Avenida Dantas Barreto; Rua Camboa do Carmo; Floriano Peixoto; Praça Joaquim Nabuco; Rua Frei Caneca; Nossa Senhora do Carmo; Das Flores; Matias de Albuquerque; Palma; Guararapes e Rua Nova.
- Afogados – Estrada dos Remédios; Rua Acre; Motocolombó; da Paz e Avenida Central.
- Água Fria – Avenida Beberibe; Rua Japaramduba; Almirante Noronha; Júlio Ramos; Eudes Costa; Belo Jardim; Nazaré e João Azeda Luna.