NOTÍCIAS

Cultura | 03.07.13 - 17h21

Geraldo anuncia retomada do Complexo Viário Iputinga-Monteiro

[caption id="attachment_35813" align="alignnone" width="680"] A obra integra o Projeto Capibaribe Melhor e beneficiará os bairros da Iputinga, Parnamirim, Casa Forte e Monteiro. (Foto: Inaldo Lins/Arquivo/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta quarta-feira (3), a retomada das obras do Complexo Viário Iputinga-Monteiro durante entrevista a Geraldo Freire, na Rádio Jornal. A Prefeitura, por meio da Empresa de Urbanização do Recife (URB), vai recomeçar o serviço hoje. A intervenção integra o Projeto Capibaribe Melhor e beneficiará o fluxo de veículos nos bairros da Iputinga, Parnamirim, Casa Forte e Monteiro.

Orçado em R$ 42,8 milhões, o complexo viário será fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Governo Federal - através do PAC 2 e PAC Drenagem -, e Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A PCR readequou o projeto da obra, que estava interrompido há sete meses, e está realizando desapropriações no entorno.

“Essa obra foi retomada nesta semana, depois de um longo processo de negociação com a construtora. É nesse ritmo de planejamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nossa cidade que vamos continuar trabalhando”, destacou Geraldo Julio, depois de fazer um balanço dos seus seis meses à frente do Executivo Municipal.

O prefeito ressaltou a prioridade que o segmento tem em sua gestão. “A mobilidade tem um caminho e o Recife está entrando nesse caminho; de valorizar o pedestre, o ciclista. Para isso contratamos em fevereiro o Plano Diretor Cicloviário”, pontuou Geraldo Julio, citando um exemplo. Quando complexo for concluído, vias importantes como a Agamenon Magalhães, Rui Barbosa, Real da Torre e Conde de Irajá também terão seu fluxo de veículos melhorado.

Na obra estão previstas intervenções na ponte que ligará Monteiro à Iputinga. Só esse trecho possui 280 metros de extensão, com largura de 20 metros, 14 metros de rolamento e cinco metros de passeio. A obra contemplará ainda a pavimentação e drenagem de 23 ruas das localidades.