NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.13 - 14h27

Prefeitura promove ação no Dia Nacional da Saúde Ocular

[caption id="attachment_36099" align="alignnone" width="680"] Evento realizado no Centro Médico Ermírio de Moraes, unidade de referência em oftalmologia na rede municipal, atendeu 77 pacientes. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Setenta e sete pessoas foram atendidas nesta quarta-feira durante a ação realizada pela Secretaria de Saúde no Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte. Das 8h às 12h, os pacientes fizeram exames preventivos de glaucoma, doença que se não for diagnosticada a tempo pode levar à cegueira. O atendimento fez parte das ações realizadas pela secretaria para marcar o Dia Nacional da Saúde Ocular.

Antes de serem atendidos, os pacientes assistiram à apresentação do grupo de teatro Consultório de Rua sobre a importância de ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Também foram orientados por assistentes sociais do centro médico sobre como fazer parte do grupo de apoio aos pacientes com glaucoma do Ermírio de Moraes.

No balanço da ação foi verificado que o grupo atendido tem entre 25 e 78 anos. Entre esses pacientes, nove foram diagnosticados com pressão intraocular alterada, sendo encaminhados, em seguida, para agendamento da consulta com oftalmologista no Centro Médico Ermírio de Moares. “A pressão ocular alterada é um indicativo para o glaucoma. Mas é preciso outros exames complementares para fechar o diagnóstico. Por esse motivo direcionamos os pacientes para a consulta”, destacou o gerente médico da unidade, Sílvio Paffer.

Oftalmologista da unidade, Catarina Delgado destacou que os exames preventivos são a melhor maneira de reduzir a incidência da cegueira e doenças oculares, como glaucoma e catarata. De acordo com a médica, a  organização Mundial de Saúde estima que 60% dos casos de cegueira podem ser evitados e 20% revertidos. “A perda de visão é causada especialmente pela catarata (cegueira reversível), pelo glaucoma (cegueira irreversível) e pela retinopatia diabética (cegueira prevenível)”, alertou.

Os idosos são os mais afetados por problemas de visão. O risco de cegueira, por exemplo, tende a ser 15 a 30 vezes maior em pessoas com mais de 80 anos em comparação às de 40 anos. O total de cegos no país chega a 1,2 milhão. Quanto ao glaucoma, a incidência anual chega a até 2% na população geral e aumenta com o avanço da idade. Acima de 70 anos, pode chegar a 7%.