NOTÍCIAS

Cultura | 14.07.13 - 09h23

PCR realiza retirada de outdoors irregulares na Agamenon Magalhães

De acordo com levantamento da Secon, cerca de 30 equipamentos não possuem licença de instalação

Mídias instaladas irregularmente em área pública voltam a ficar na mira da Prefeitura do Recife. Nesta segunda-feira (15), a partir das 9h, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) volta a retirar outdoors e toplights fixados em área pública, desta vez na Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com levantamento da Secon, cerca de 30 equipamentos não possuem licença da PCR para instalação.

Secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim relata que a ação, iniciada no mês de maio, será ampliada através da retirada de outros tipos de mídias instaladas sem autorização. “Além dos outdoors, já começamos a retirar placas de imobiliárias fixadas em postes públicos e árvores no bairro de Boa Viagem. Outras localidades do Recife também receberão a ação”, declara.

A instalação dos equipamentos desobedece a Lei de Publicidade Municipal nº 17.521/2008, que normatiza como e onde os outdoors podem ser instalados. “Toda mídia exposta em espaço público deve solicitar licença junto a uma das seis regionais da Secon”, explica a secretária.

A limpeza visual do Recife teve início em maio, quando foram retirados 41 outdoors em vias públicas, com destaque para Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, e Avenida Getúlio Vargas/Rodovia BR-232, no Curado. Só nesta última via, a Secon contabilizou 37 outdoors fixados irregularmente em Área de Proteção Ambiental (APA). A prefeitura também proibiu a instalação de lambe-lambes na cidade.