NOTÍCIAS

| 15.07.13 - 14h50

Saúde Mental do Recife com mais 80 profissionais e reforma em três Caps

[caption id="attachment_36179" align="alignnone" width="680"] A meta da gestão e nomear até o final de julho um total de 627 profissionais para a rede municipal de saúde. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cptra, na Tamarineira, estará de “cara nova" em 120 dias. A Prefeitura do Recife deu início, nesta segunda-feira (15), à uma reforma no equipamento, que é voltado para o tratamento de dependentes de álcool e drogas – a terceira unidade do tipo que passará por uma intervenção da PCR. O prefeito Geraldo Julio, que acompanhou o começo da obra, nomeou mais 28 profissionais para toda a rede de Saúde Mental do Recife, totalizando 80 convocações de concursados desde janeiro de 2013.  

As nomeações e a reformas integram o maior conjunto de investimento em Saúde da história do Recife, anunciando pelo prefeito Geraldo Julio em junho. A PCR vai reestruturar toda a rede municipal, somando ações de valorização do capital humano à recuperação de equipamentos e construção de novas unidades.  A meta de nomeações até o final de julho - 627 profissionais - será fechada com a convocação de 175 Agentes Comunitários de Saúde até o final do mês.

“Vamos continuar fazendo o que fizemos desde o primeiro dia do governo: trabalhando firme para a construção de novos equipamentos; reformando a rede já existente e convocando novos profissionais. Vamos investir mais de R$ 134 milhões nessas intervenções, a exemplo do Hospital da Mulher e da reforma no Caps”, destacou Geraldo Julio. Além do Cptra da Tamarineira, as unidades Professor Luiz Cerqueira, em Santo Amaro,  e Renê Ribeiro, em Afogados, estão sendo reformadas.



Entre os 28 profissionais nomeados pelo prefeito hoje, estão 19 psiquiatras, quatro pediatras, quatro assistentes sociais e um clínico-geral. Desses, cinco serão alocados no Caps Cptra; sendo um psiquiatra, um psicólogo, dois assistentes sociais e um clínico geral, que se somarão aos 26 profissionais que já atuam na unidade. Todos os profissionais convocados foram aprovados em concurso público.

A reforma do equipamento prevê mudanças estruturais, como revisão da cobertura, instalação de esquadrias, pisos e instalações elétrica e hidrossanitária. Quando a intervenção for concluída, o Caps Cptra passará a atender 24h. A unidade não fechará durante a reforma. Atualmente, 90 pacientes são atendimentos, por dia, no local. Além do equipamento, outras duas unidades estarão funcionando 24h até dezembro: Luiz Cerqueira (Santo Amaro) e o Eulâmpio Cordeiro (Cordeiro), para tratamento de viciados em drogas e álcool.

Depois de vistoriar a unidade, Geraldo Julio reiterou o compromisso da sua gestão com os dependentes químicos. “Não tem ninguém que não conheça de perto ou que não tenha ouvido falar em uma pessoa que entrou no mundo das drogas. É por isso que fizemos as nomeações, iniciamos as reformas e ainda vamos elaborar o Plano Municipal de Combate ao Crack. Teremos sempre uma dedicação especial nessa área. Queremos que todas as famílias tenham uma vida normal”, reforçou.

Secretária Executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do município, Kamila Matos explicou que o Cptra será utilizado como instrumento balizador para combater o crack no município. “Com essa reforma estamos priorizando esse importante ponto de atenção, por isso a intervenção no Caps é complexa e exige uma ação em conjunto; mas vamos continuar trabalhando firme para cumprir o nosso compromisso”, afirmou.