Mil estudantes da rede municipal do Recife participam da Campus Party 2013
No estande montado pela Prefeitura do Recife no maior evento de cultura digital do mundo, alunos têm oficina de audiovisual com a cineasta Katia Mesel, aula de robótica e fazem cobertura pelas redes sociais
Cerca de mil estudantes da rede municipal do Recife estão participando da segunda edição da Campus Party Recife com atividades de inclusão digital e cobertura pelas redes sociais do maior evento de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo. Somente no estande que a Prefeitura do Recife montou para o evento, no Centro de Convenções de Pernambuco, os alunos do ensino fundamental aproveitam duas oficinas de audiovisual com a cineasta recifense Katia Mesel, uma exposição de robôs e várias oficinas de robótica com o professor Cid Espindola e um dos fundadores do projeto Robô Livre, Henrique Forest.
Para fazer a cobertura do evento via internet, a Unidade de Tecnologia e Cidadania da Secretaria de Educação (Utec) selecionou 15 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal. Eles estão na Campus Party Recife 2013 para documentar em foto, áudio e vídeo os melhores momentos do encontro de cultura digital e elaborar um programa que será exibido em telão no estande da Prefeitura do Recife.
Twitter e Facebook criados especialmente pela Secretaria de Educação do Recife para a Campus Party serão atualizados por esses 15 alunos. Com câmeras fotográficas nas mãos, os estudantes saem em duplas pelo Centro de Convenções de Pernambuco para produzir o conteúdo.
Todo o material audiovisual e os links para as redes sociais serão publicados no blog da Utec, sob supervisão de professores e estagiários da área de comunicação. No Twitter, a conta é @recifenacampus, e o perfil do Facebook .
Já a oficina Entendendo e Julgando o Audiovisual, com Katia Mesel, está aberta aos demais alunos que marcam presença no evento. Por meio de programas de computador, eles poderão interferir em 50 fotos da cineasta sobre o Rio Capibaribe e mostrar o resultado em quatro TVs de 42 polegadas instaladas no espaço da prefeitura, dando um novo olhar ao trabalho da artista. Os alunos ainda receberão pequenos textos relacionados com direitos humanos para colar no entorno de uma réplica do monumento Tortura Nunca Mais, instalada no estande.
“Estou contente em trabalhar com os estudantes do Recife, pois, no processo de construção dos filmes, ficamos um pouco distanciados do público. As opiniões dos alunos vão me trazer um retorno muito grande”, ressaltou a cineasta Katia Mesel, que já filmou mais de 20 curtas e atualmente trabalha em seu primeiro longa-metragem, O Rochedo e a Estrela, que está em fase de finalização.
Viviane Villaroco de Andrade, membro da equipe técnica da Utec, reforçou a importância da presença da Secretaria de Educação na Campus Party Recife 2013. “Nossa participação na Campus Party só consolida ainda mais a política de inclusão dos estudantes da rede municipal no mundo digital. A partir dessa visita, eles vão abrir seus horizontes para utilização das novas tecnologias.”
EDITAL – A Secretaria de Educação lança, nessa sexta-feira (19), no estande da PCR na Campus Party 2013, um edital para os estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal se inscreverem em duas oficinas de audiovisual que serão ministradas pela cineasta Katia Mesel. A atividade se desenrolará na Utec, no bairro da Boa Vista, de agosto a dezembro deste ano, e representa a continuidade das ações iniciadas na Campus Party.
Na primeira oficina, os alunos inscritos aprenderão a lançar um olhar crítico sobre curtas-metragens pernambucanos e filmes realizados em outras oficinas coletivas promovidas por Katia Mesel. Na segunda etapa, os estudantes vão produzir os próprios vídeos e vão montar uma exposição de seus trabalhos em dezembro.
CAMPUS PARTY – Pelo segundo ano seguido o Recife recebe este grande evento de tecnologia, ratificando a capital pernambucana enquanto importante centro de produção tecnológica. Iniciada em 1997, na Espanha, a Campus Party é hoje o maior evento de ciência, cultura e entretenimento digital do mundo. Este ano o evento inscreveu 2 mil campuseiros, como são chamados os participantes. A atual edição no Recife começou na última quarta-feira (17) e termina domingo (21) no Centro de Convenções de Pernambuco e Chevrolet Hall.
Segundo a organização da Campus Party, em 2013 o público dispõe de mais de 200 horas de conteúdos exclusivos em inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão digital. Entre os palestrantes, destaque para o fundador do Open Source for Africa, Ean Schuessler, o desenvolvedor de games Martin Hollis e o presidente do Porto Digital, Silvio Meira.
Visite o site oficial da Campus Party.