Prefeitura se une à sociedade para construir o Recife do futuro
O projeto Recife 500 Anos é o primeiro passo dado pela Prefeitura para a construção de um planejamento estratégico urbano para a cidade. Um projeto de futuro com foco no redirecionamento do processo de desenvolvimento urbano da capital pernambucana, a ser elaborado em parceria com a sociedade organizada. O prefeito Geraldo Julio lançou a iniciativa na manhã desta quinta-feira (25), no auditório do Banco Central, em Santo Amaro. O evento contou com a presença de personalidades da área, a exemplo de Francisco Cunha (Instituto Recife de Gestão), Roberto Montezuma (Conselho de Arquitetura e Urbanismo/PE) e Guilherme Cavalcanti (Agência Recifense de Inovação e Estratégia).
Em 2037, a capital pernambucana será a primeira no Brasil a completar oficialmente 500 anos. O projeto, a ser trabalhado com os olhos voltados para os próximos 24 anos, se predispõe a planejar intervenções urbanas visando à melhoria da qualidade de vida no Recife nos mais diversos aspectos. “Este é um compromisso que assumimos ainda no debate eleitoral. O Recife 500 Anos nasceu da necessidade que a cidade tem de se modificar. Trata-se de um plano da cidade para a cidade”, explicou Geraldo Julio.
A proposta está centrada em cinco temas a serem debatidos dentro dos comitês que serão instalados, audiências públicas e junto à sociedade. Fazem parte dos temas: inclusão social e desenvolvimento humano, espaço urbano e mobilidade, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e serviços públicos.
Geraldo Julio destacou a importância de o planejamento de uma cidade ser feito de forma permanente. “Esse ato representa um convite à cidade para planejar a cidade. Esse é um plano de médio e longo prazo para o Recife e deve ser feito por todo mundo. O plano não será feito só pela prefeitura. Nós seremos incentivadores; queremos que toda a população se envolva para que o plano represente o desejo dos recifenses”, argumentou.
O projeto foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, que terá a missão de coordenar todo o processo. “A expectativa é que nós tenhamos condições de rapidamente mobilizar o conjunto das forças sociais aproveitando essa energia que já existe na cidade. Precisamos pensar que construir o futuro não significa fechar os olhos para o presente”, disse o secretário.
ETAPAS - Faz parte do plano de trabalho do Recife 500 Anos quatro passos: a mobilização; a construção da visão de futuro com seus objetivos e metas; a elaboração dos planos estratégicos, de investimentos e as diretrizes urbanísticas; e, por fim, a consolidação do plano estratégico. Ao longo dos próximos meses serão realizados encontros regionais nas seis regiões político-adminstrativas da cidade e audiências públicas, que têm o objetivo de aprofundar as discussões técnicas.
Para promover desde já a interação da sociedade junto à construção do Recife 500 Anos, a prefeitura disponibiliza um espaço criado especialmente para esta finalidade. O site Recife 500 Anos já está no ar. Nele os interessados podem conhecer com mais detalhes as propostas que envolvem o projeto, além de poder contribuir, por meio de um formulário, com ideias ou sugestões que serão parte dos insumos a serem discutidos.
Acesse: