NOTÍCIAS

| 25.07.13 - 16h15

Recife participa de “Dia D” para intensificar vacinação contra sarampo

[caption id="attachment_36677" align="alignleft" width="680"] Imunização ocorrerá do dia 27 de julho ao dia 2 de agosto em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. (Foto: Ivanildo Francisco/Arquivo/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, participa do “Dia D” para intensificar e conscientizar a população sobre a vacinação contra o sarampo. A ação começa no próximo sábado (27/07) e segue até a próxima sexta-feira (02/08) nos 168 postos de saúde da Rede Municipal. Crianças de seis meses a quatro anos de idade devem ser vacinadas. Para as crianças na faixa etária de 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias será realizada a vacinação seletiva, ou seja, o cartão será atualizado, caso necessário. Foram disponibilizadas 64 mil doses para o Recife. A expectativa é imunizar mais de 11 mil crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano.

Na campanha, será oferecida ao público infantil a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba e integra o calendário básico de vacinação. É importante que os responsáveis apresentem os cartões para serem atualizados. O novo calendário do Ministério da Saúde, implantado no início de 2013, define que a segunda etapa da vacina deve ser aplicada após 15 meses. No formato anterior, era ministrada entre os quatro e seis anos de idade.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de dez dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

DADOS - A mobilização quer ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão do sarampo em Pernambuco. De janeiro a julho deste ano, o Estado notificou 155 casos da doença, dos quais 62 (40%) foram confirmados, 40 (25,8%) descartados e 53 (34,2%) em investigação. No Recife, também de janeira a julho, foram confirmados 13 de sarampo. Outros 12 casos estão sendo investigados.