Prefeitura promove encontro de Atualização sobre Gestação e Doença Falciforme
O evento aconteceu em virtude do Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha
A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Saúde e da Mulher, realizou nesta quinta (25 de julho), o encontro de atualização sobre gestação e doença falciforme. O evento teve como objetivo conscientizar e melhorar o atendimento da atenção à saúde de mulheres negras gestantes e com doença falciforme.
A iniciativa aconteceu em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha e foi voltada para profissionais de saúde da rede municipal que trabalham no pré- natal da atenção básica e nas três maternidades da rede municipal.
Para o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a iniciativa permite aprimorar o serviço oferecido pela rede municipal. “É muito importante ter esse debate na saúde da cidade, permitindo tanto ao profissional quanto a paciente, saber agir de forma correta diante da doença falciforme na gestação”, ponderou.
O encontro contou com a palestra da médica obstetra do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Gláucia Guerra, e a presença da Coordenadora Estadual de Saúde da População Negra, Miranete Arruda. Segundo a obstetra do Imip é preciso se preparar bem para tratar a doença falciforme. “O profissional tem que estar sempre se atualizando sobre os cuidados com a doença para melhorar o atendimento à essas mulheres e evitar tantos transtornos durante o período de gestação. A anemia falciforme não tem cura”, destacou.
O Recife foi um dos primeiros municípios a perceber a importância de se fazer o exame de eletroforense de hemoglobina, que identifica a doença, no pré-natal. Só em 2011, o Ministério da Saúde normatizou a realização do exame durante o acompanhamento da gravidez no país.
SINTOMAS - A doença falciforme é uma doença genética que altera os glóbulos vermelhos, provocando dor nos ossos, músculos e articulações, palidez, icterícia, úlceras nas pernas e maior tendência a infecções. A anemia pode ocorrer em qualquer indivíduo, mas tem maior incidência na população negra.