Vigilância Sanitária realizará categorização dos restaurantes do Recife
Cento e sessenta e sete restaurantes de culinária regional do Recife passarão por um processo de categorização. A iniciativa integra o projeto-piloto do Ministério da Saúde que tem como objetivo informar aos consumidores as variações existentes na qualidade sanitária dos estabelecimentos de alimentação nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
No processo de identificação e monitoramento dos bares e restaurantes serão verificados itens como a estrutura física dos estabelecimentos, a proteção utilizada pelos trabalhadores nos processos de manipulação dos alimentos, bem como a qualidade do serviço prestado à população, que vai desde o reservatório de água até o produto final.
“A base para a categorização serão as boas práticas existentes nos estabelecimentos de alimentação que permitam ao cidadão conhecer o nível de adequação sanitária do local onde está comendo”, informou a gerente operacional de controle de alimentos, Geise Belo, durante um curso de capacitação com os inspetores da vigilância sanitária do Recife.
As visitas dos inspetores da vigilância sanitária acontecerão em dois períodos, sendo a primeira delas entre outubro e dezembro deste ano. A segunda vistoria será feita entre fevereiro e abril de 2014. A categorização final dos bares e restaurantes será divulgada em maio do próximo ano. Para realizar o trabalho, os profissionais receberão um termômetro digital, um dosador de cloro e um tablet.
Agenda – O curso de capacitação dos inspetores da vigilância sanitária do Recife segue até a próxima quinta-feira (15), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby. Na próxima semana, os lojistas dos shoppings Tacaruna e Rio Mar participarão de um curso de sensibilização sobre o tema nos dias 20 e 22, respectivamente.