NOTÍCIAS

Cultura | 22.08.13 - 14h20

Prefeitura adere a programa nacional em prol da pessoa com deficiência

[caption id="attachment_37562" align="alignleft" width="680"] Geraldo: “Vamos continuar trabalhando juntos para oferecer cidadania, autonomia e independência para essas pessoas". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Recife reforçou seu compromisso em priorizar as pessoas com deficiência. O prefeito Geraldo Julio assinou, na manhã desta quinta-feira (22), o termo de adesão da Prefeitura ao programa Viver sem Limite, do Governo Federal, em ato realizado no edifício-sede do executivo municipal. Por meio da iniciativa, que integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a PCR poderá captar recursos junto à União para políticas públicas para o setor. A parceria também permitirá ao Município a adesão a outros projetos federais que atendam aos princípios de acessibilidade.

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi lançado em 2011, através do decreto 7612/2011 e está orçado em R$ 7,6 bilhões. O Viver sem Limite, que funciona por meio de quatro eixos temáticos - acesso à educação; inclusão social; acessibilidade e atenção à saúde -, é desenvolvido em 25 estados e 120 municípios. Com a adesão concretizada hoje, a PCR terá mais instrumentos para acompanhar os projetos voltados para o segmento que funcionam na cidade.



Geraldo Julio destacou a adesão ao programa nacional como um marco na soma de esforços em prol da pessoa com deficiência. “Vamos continuar trabalhando juntos para oferecer cidadania, autonomia e independência para essas pessoas. Esse é o nosso foco. Hoje é dia de celebrar a integração que iniciamos aqui para oferecer uma qualidade de vida melhor para todos. É somando esforços com todas as secretarias municipais, estaduais e com o Governo Federal que alcançaremos resultados”, afirmou.

O prefeito do Recife também enalteceu a contribuição que as pessoas com deficiência podem dar ao governo. “Desde o início do mandato eu orientei que os secretários nomeassem pessoas com deficiência em suas equipes para oferecer oportunidade. O mais importante é trazê-los para dentro da Prefeitura e para dentro do debate nas secretarias. Nosso intuito é que todas as ações sejam programadas pensando no tema da acessibilidade também. Com o governo inteiro atuando nesse sentido, a gente consegue avançar mais", pontuou Geraldo Julio.

A cadeirante Cosma Bezerra, 34 anos, é funcionária pública há três anos. Na manhã de hoje, ela fez questão de participar da solenidade porque acredita que o ato representa um grande avanço para a cidade e para o segmento. “É bem positivo porque, inclusive, nós vamos ter como cobrar mais qualidade e projetos de acessibilidade para a cidade. Hoje, sem dúvida, é o marco de uma nova vida para a gente, com mais qualidade”, comemorou.

[caption id="attachment_37566" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio também enalteceu a contribuição que as pessoas com deficiência podem dar ao governo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Mesmo antes de oficializar a adesão à iniciativa, o Recife já recebeu uma série de equipamentos que fazem parte do plano. Ao todo, a capital pernambucana abriga 90 salas de recurso multifuncional - espaço instalado nas escolas com equipamentos e profissionais capacitados para apoiar as pessoas com deficiência -, bem como 11 ônibus adaptados para levar adolescentes com necessidades especiais para as escolas, entre outras ações.

Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o pernambucano Antônio José Ferreira se emocionou durante o ato de hoje. “Hoje é um momento de muita alegria. Eu sou servidor de carreira dessa casa e foi o trabalho no Recife que me levou ao Governo Federal”, revelou, depois de salientar que uma cidade acessível para as pessoas com deficiência é uma cidade boa para todos.