Representantes do poder público visitam Mercado de Afogados com objetivo de discutir soluções para o local
Nesta quinta-feira (22), o presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Marcelo Corte Real, visitou o Mercado de Afogados junto a uma comissão formada por representantes de secretarias e órgãos públicos do Estado e município. No próximo dia 30, todos irão apresentar sugestões, baseadas no que foi constatado hoje, para elaborar um plano de trabalho visando a recuperação do mercado.
Estiveram presentes Rosa Carvalheira, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), major Fonseca, do Corpo de Bombeiros, Coronel Gadelha, da Polícia Militar, Maria José Castro, do Governo Presente, entre outros. "Essas iniciativas de cada órgão, trabalhadas em conjunto com a Csurb, vão trazer qualidade de vida e desestimular as ações criminais", ressaltou o gestor do Departamento de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Zanelli Gomes Alencar, que também acompanhou a visita.
Mais de 30 pessoas acompanharam a equipe da Csurb. "Não tem como a Csurb fazer isto sozinha. É importante a participação de todos. Quem foi chamado compareceu e está em busca das soluções", explicou Marcelo Corte Real. "Vamos apoiar todas as ações e atuar para fiscalizar o cumprimento das leis e de tudo o que for repassado pela Csurb", garantiu Coronel Gadelha, do 12º Batalhão da Polícia Militar.
A comissão passou, primeiramente, pelo interior do mercado. Depois, seguiu pelo entorno e, finalmente, pelo Pátio da Feira. "Tiramos fotos de várias irregularidades que vimos. Além disso, vamos trabalhar na área preventiva, fiscalizar extintores e verificar se eles cumprem o que está estabelecido no Coscip", informou Major Fonseca, do Corpo de Bombeiros, referindo-se ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
REORDENAMENTO - Em fevereiro deste ano, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), em uma grande operação, retirou os ambulantes que ocupavam a Estrada dos Remédios. Eles foram transferidos provisoriamente para a Rua Acre em fevereiro deste ano, liberando faixa de rolamento para os ônibus e a calçada para pedestres. Desde então, há monitoramento permanente no local.