NOTÍCIAS

Cultura | 22.08.13 - 20h04

PCR garante Sensibilização Turística em pátios do Recife

Guias de turismo acompanham o passeio gratuito que garante visita em seis pátios da cidade

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, oferece outra oportunidade para que a população conheça melhor alguns espaços públicos da cidade tão comuns e ricos em história: os pátios. O passeio por seis pátios do Recife será neste sábado (24), com saída da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Os participantes serão levados dentro de um ônibus com ar-condicionado, acompanhados por guias de turismo.

O tour “Pátios do Recife”, realizado por meio do Projeto de Sensibilização Turística, conta com um roteiro que passa pelos pátios de São Pedro; do Terço; do Carmo; das Igrejas da Várzea; do Livramento; e de Santa Cruz. Seja para manifestações religiosas, políticas ou para encontros, esses espaços resistem ao tempo e firmam, cada vez mais, seu importante papel histórico-cultural do Recife. Desde a fundação da cidade, estes locais congregavam pessoas e ditavam o ordenamento urbano com o surgimento de ruas e construções ao redor.

O Pátio do Livramento é conhecido por receber inúmeros festejos religiosos. Já o Pátio do Carmo sedia diversas manifestações políticas, e o Pátio de São Pedro é um verdadeiro tesouro histórico com sua Concatedral de São Pedro dos Clérigos, uma joia do barroco brasileiro. Na Várzea, o largo é um refúgio para lazer, encontros e contemplação.

Todos os passeios realizados por meio do Projeto de Sensibilização Turística, da Secretaria de Turismo e Lazer, são gratuitos. A única exigência é que as pessoas se inscrevam na sexta-feira que antecede o projeto. Os interessados devem ligar para o telefone 3355-8605 a partir das 8h.