Convênio para reforma do Teatro do Parque será assinado na próxima semana
A Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e o Centro de Estudos Avançados de Conservação Integrada (CECI) assinam, na próxima semana, um convênio que dará início ao processo de reforma do Teatro do Parque. “Estamos trabalhando para a reabertura do Teatro, cuidando de fazer o trabalho necessário e empenhando nosso esforço e dedicação para entregar o teatro de volta à população no seu centenário, em agosto de 2015”, disse o presidente da FCCR, Roberto Lessa.
Através do convênio será elaborado o Plano de Gestão da Conservação do Teatro do Parque, que orientará a recuperação do Teatro, resguardando as características e especificidades do imóvel de preservação especial (IEP), assim como a manutenção preventiva após a reabertura do equipamento. “A grande vantagem é que, diferente de um processo de restauro normal, que demoraria muito mais tempo e consumiria muito mais recursos, o que vai ser feito é restabelecer o que já existe no teatro e fazer a conservação permanente Isso significa que serão investidos menos tempo e menos recursos públicos nesse processo”, explicou Roberto Lessa.
A proposta de elaboração do Plano de Gestão da Conservação surgiu após as vistorias iniciais realizadas pelos arquitetos do CECI, junto a técnicos da Prefeitura do Recife, que constataram que o Teatro – totalmente reformado em 1995 – apresenta estrutura sólida, não sendo necessárias grandes intervenções para devolver o equipamento à sociedade. O documento será elaborado dentro de 90 dias, observando questões como levantamento arquitetônico e documentação fotográfica, estudos de drenagem de águas pluviais, projeto de revisão das instalações elétricas de baixa e alta tensão, projeto de cenotécnica e iluminação cênica.
O Plano de Gestão da Conservação do Teatro do Parque que será apresentado pelo CECI estabelece uma política de administração para o uso adequado dos espaços e dos componentes construtivos do equipamento cultural. Lessa ressalta a importância do estudo para o futuro do Teatro. “Um dos produtos que nos será entregue através deste convênio é um manual de uso, um guia de conservação, para que o teatro não passe novamente pela situação atual”, esclareceu.
Após a elaboração do Plano será lançada a licitação, ainda este ano, para contratação da empresa que dará início às obras.