NOTÍCIAS

Cultura | 28.08.13 - 20h03

Aniversário e reforma da Praça do Sebo serão comemorados nesta sexta-feira (30)

[caption id="attachment_37823" align="alignleft" width="680"] Praça terá uma programação cultural especial para comemorar os 32 anos. (Foto:Pablo Cavalcanti/Divulgação)[/caption]

Nesta sexta-feira (30) a Praça do Sebo, no centro do Recife, terá uma programação cultural para comemorar os 32 anos de inauguração do espaço, bem como a recente reforma realizada no espaço pela Prefeitura do Recife, através da Emlurb. A partir das 14h, a Praça recebe poetas, professores, estudantes, artistas e amantes da leitura, de modo geral, para cantar parabéns com um bolo e formato de livro.

As demonstrações artísticas, que acontecem até às 17h, contarão com apresentação do LiterAtos, grupo do IFPE que teatraliza poemas com um repertório bem pernambucano, com o projeto Ler, Transformar e Construir, coordenado pela professora da rede estadual, Luciane Silva, que ensaia peças com seus alunos há 13 anos, atividades com o artista plástico Ghustavo Távora, do grupo Imaginautas, e declamações e recitais de poesias com o poeta Wagner Rocha.

A iniciativa foi incentivada pela estudante de Biblioteconomia da UFPE, Ana Carolina Sobral, que realiza seu trabalho de conclusão de curso a respeito dos sebos enquanto ponto de cultura. A ideia é resgatar não só a história do espaço, mas a vivacidade artística, que já foi referência pra cidade nos anos 80. Esta é a primeira ação desse projeto, que passou a ser chamado nas redes sociais como #MovimentePraçaDoSebo. Enquanto escrever sua monografia, a estudante pretende divulgar passo a passo do processo na fanpage ParcaDoSebo.

Reforma - A Emlurb concluiu, no início deste mês de agosto, a reforma da Praça do Sebo, no centro da cidade. O espaço passou por intervenções para a recuperação de 470 m² do piso em pedra portuguesa, do gradil e da mureta de proteção, serviços de iluminação e pintura geral, além da recuperação da estátua do poeta Mauro Motta. O banheiro público do local também foi restaurado. O valor da intervenção, que durou dois meses, foi de cerca de R$ 100 mil.