Instrutores da Escola de Governo finalizam formação com especialista em educação
A aprendizagem e atualização dos conhecimentos é um processo de grande importância na formação de um profissional. E por isso, a Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, têm investido fortemente na formação dos servidores. Na manhã desta sexta-feira (25), 17 instrutores da Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife (EGPCR), instituição responsável por promover mais de 150 cursos anualmente, finalizaram a participação no curso "Facilitadores na Educação Corporativa", com o especialista, Rossini Medeiros.
O curso teve duração de 50 horas em um mês com aulas teóricas e práticas. A ideia foi capacitar com técnicas de ensino, os instrutores que já ministram cursos dentro de suas áreas de atuação - direitos humanos, informática, gestão de pessoas, idiomas, licitações e contratos e legislação urbanística e cartografia. Rossini tem 25 anos de experiência como instrutor e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas, Habilidades Gerenciais, Atendimento, Relacionamento Interpessoal e Formação de Instrutores de Treinamento Empresarial.
"A grande finalidade é a mudança cultural da organização. O instrutor é parte dessa transformação que potencializa o capital humano. Quando valorizamos e empoderamos as pessoas, o resultado é sempre muito mais favorável. O ser humano é rico. O processo em si é de muito valor para todos. O curso não foi meu, nem da Escola de Governo. O curso foi nosso", afirmou.
A formação faz parte de uma nova política que está sendo pensada e aplicada na Escola do Governo. Este ano, a instituição ganhou uma nova sede, no prédio da PCR, e uma sala permanente no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. Desta forma, mais cursos e vagas estão sendo oferecidas aos 30 mil servidores da Prefeitura.
Eunaide Monteiro é da Secretaria de Educação e é formadora de professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Para ela, os retornos recebidos dos colegas e principalmente do professor, foram o "coração do curso". "Ponderar nos mínimos detalhes nossa prática em sala de aula, principalmente com a expertise deste professor, foi excelente. A troca de experiência com os colegas, além da avaliação pessoal, foi pra mim o melhor momento do curso", contou.